O Estado de S. Paulo

Astro Bill Cosby é condenado à prisão por agressão sexual

Justiça definiu o ator como ‘predador sexual violento’ e o condenou ontem a uma pena de 3 a 10 anos de detenção

- / COM WASHINGTON POST E AGÊNCIAS INTERNACIO­NAIS

O comediante e ex-apresentad­or de TV norte-americano Bill Cosby, de 81 anos, recebeu ontem sua sentença pela acusação de drogar e atacar sexualment­e uma mulher em 2004. A Justiça definiu que Cosby é um “predador sexual violento” e o condenou a uma pena de três a dez anos de prisão. O juiz Steven O’Neill leu a sentença ontem, cinco meses depois de sua condenação neste que foi o primeiro julgamento de uma celebridad­e após a era do movimento #MeToo, contra assédio sexual em Hollywood. Bill Cosby não deu nenhuma declaração no tribunal.

Os promotores haviam pedido à Justiça, na segunda-feira, uma pena de cinco a dez anos de prisão para o comediante. Os advogados de defesa pediram a prisão domiciliar, sob a alegação de que Cosby está muito velho e precisa de ajuda por estar parcialmen­te cego. De acordo com a agência de notícias AP, Cosby sorria e fazia piadas com seu porta-voz durante a audiência. Na sessão da segunda-feira, ele riu algumas vezes quando um psicólogo em depoimento o retratou como um predador sexual.

Cosby – que fez sucesso na série The Cosby Show, exibida entre 1984 e 1992 – enfrenta as acusações por ter violentado a exjogadora de basquete Andrea Constand, hoje com 45 anos, em sua residência, nos arredores da Filadélfia, em 2004. Constand fez sua primeira acusação contra o comediante em 2005 e, desde aquela época, mais de 60 mulheres afirmaram ter sofrido algum tipo de assédio por parte de Cosby. Esta é, no entanto, a primeira vez que um caso foi à Justiça e Cosby, condenado.

Carta da vítima. Anos atrás, quando Andrea Constand acusou Bill Cosby por agressão sexual, ela talvez nunca esperasse ser a voz de dezenas de outras mulheres que compartilh­avam histórias semelhante­s. Desde aquela época, 60 mulheres apresentar­am alegações contra o outrora amado astro do The Cosby Show – muitas alegando que ele as drogou e abusou sexualment­e delas.

Cosby foi condenado ontem de três a dez anos de prisão em um caso que ganhou ampla atenção em meio ao movimento #MeToo que varre os Estados Unidos. No mesmo dia, os promotores divulgaram uma carta angustiant­e de cinco páginas que Constand enviou ao juiz no caso, explicando como o artista de 81 anos “pegou meu belo e saudável espírito jovem e o esmagou”. Ela começa o texto afirmando que, para entender realmente o impacto que a agressão sexual teve em sua vida, é preciso entender a pessoa que ela era antes do que aconteceu. “Na época da agressão, eu tinha 30 anos e era uma atleta apta e confiante”, escreveu.

E, mais adiante, ela desabafa. “Ele roubou minha saúde e vitalidade, minha natureza aberta e minha confiança em mim e nos outros”, escreveu Constand. Em sua declaração de impacto, que foi dada ao The Washington Post ontem pelo escritório do condado de Montgomery, Constand disse que espera que, um dia, ela “chegue ao lugar onde a pessoa que eu deveria ser tenha uma segunda chance”.

“Ele roubou minha saúde e vitalidade, e minha confiança em mim e nos outros”

Andrea Constand, EX-ATLETA E UMA DAS VÍTIMAS DE BILL COSBY

 ?? BRENDAN SMIALOWSKI /AFP ?? Andrea Constand. Na coletiva de imprensa: tornou-se a voz de dezenas de outras mulheres
BRENDAN SMIALOWSKI /AFP Andrea Constand. Na coletiva de imprensa: tornou-se a voz de dezenas de outras mulheres
 ?? MARK MAKELA/POOL PHOTO/AP ?? Cosby. Na saída do tribunal ontem, após receber a sentença: 1ª acusação foi feita em 2005
MARK MAKELA/POOL PHOTO/AP Cosby. Na saída do tribunal ontem, após receber a sentença: 1ª acusação foi feita em 2005

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil