O Estado de S. Paulo

Piloto vira item opcional

BMW cria moto com sistema de condução autônoma para estudar recursos de segurança

- José Antonio Leme jose.leme@estadao.com

AMotorrad, divisão de motociclet­as da BMW, criou um modelo com sistema de condução autônoma. O protótipo, desenvolvi­do por engenheiro­s da marca, é baseado na big trail R 1200 GS.

A moto conceitual foi revelada durante um evento para mostrar novas tecnologia­s na pista da BMW em Miramas, na França. O modelo é capaz de arrancar, acelerar, fazer curvas, frear e estacionar sozinho.

A BMW informa, no entanto, que o objetivo desse protótipo não é dispensar o motociclis­ta. O foco da empresa é estudar como as motos vão interagir com os carros cada vez mais conectados e totalmente autônomos num futuro próximo.

A capacidade de o protótipo detectar riscos com antecedênc­ia ajudará a BMW no desenvolvi­mento de novos sistemas de segurança para motociclet­as. Entre os recursos, o motociclis­ta poderá receber informaçõe­s em cruzamento­s em que a visibilida­de é reduzida e se preparar para uma frenagem de emergência, por exemplo.

A BMW não divulgou quando essas novidades deverão chegar às motos de produção.

ADAPTAÇÃO

No protótipo, os equipament­os de condução autônoma estão em três bagageiros na parte traseira da R 1200 GS. Isso significa que a BMW ainda estuda locais mais adequados para instalar os dispositiv­os.

 ?? BMW/DIVULGAÇÃO ?? Dispositiv­os foram instalados em três bauletos
BMW/DIVULGAÇÃO Dispositiv­os foram instalados em três bauletos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil