O Estado de S. Paulo

Irã esconde armazém nuclear, afirma Netanyahu

Em discurso na ONU, premiê israelense diz ter provas de que iranianos ocultaram material atômico em Teerã

- NOVA YORK

O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, acusou ontem o Irã de ocultar material atômico em um armazém de Teerã, o que provaria que o país não abandonou seu programa nuclear. “Hoje, estou revelando pela primeira vez que o Irã tem outra instalação secreta em Teerã, um armazém atômico secreto para estocar quantidade­s enormes de equipament­o e material do programa de armas secreto do Irã”, afirmou Netanyahu em discurso na Assembleia-Geral da ONU.

“Desde que vasculhamo­s o arquivo, eles estão ocupados em limpar o armazém atômico. Ainda no mês passado, removeram 15 quilos de material radioativo. Vocês sabem o que fizeram com isso? Levaram e espalharam por Teerã na tentativa de esconder as provas.”

Ele pediu que a agência atômica da ONU realize inspeções imediatas em um local conhecido por Israel. Em abril, o premiê revelou o que disse ser uma série de documentos que mostravam um programa de armas nucleares iraniano secreto, antes da decisão dos EUA de abandonar o acordo nuclear de 2015 com o Irã.

No discurso de ontem, Netanyahu agradeceu a decisão de Donald Trump de se retirar do acordo e atacou os líderes da União Europeia (UE) por trabalhare­m com o governo iraniano para manter o pacto vivo. “Em vez de abraçar os ditadores iranianos, se unam aos EUA, a Israel e à maior parte do mundo árabe com novas sanções contra um regime que põe todos em perigo”, pediu Netanyahu.

Para o primeiro-ministro, o acordo nuclear não afastou o risco de guerra, mas colocou o conflito perto da fronteira de Israel. Netanyahu também fez vários ataques ao presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, por classifica­r como “racista” a lei “Estado-nação”, que protege a identidade judaica do país, aprovada recentemen­te pelo Parlamento israelense.

 ?? CAITLIN OCHS/REUTERS ?? Imagem. Netanyahu mostra local de suposto arsenal
CAITLIN OCHS/REUTERS Imagem. Netanyahu mostra local de suposto arsenal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil