O Estado de S. Paulo

Governo tenta vender Lotex pela segunda vez

- Luci Ribeiro/ BRASÍLIA

O Banco Nacional de Desenvolvi­mento Econômico e Social (BNDES) marcou para o dia 29 de novembro o leilão de concessão da Loteria Instantâne­a Exclusiva (Lotex), conhecida popularmen­te como “raspadinha­s”, hoje sob a gestão da Caixa. O leilão vai ocorrer às 10 horas na B3 em São Paulo. A entrega das propostas deverá ser feita pelos interessad­os no dia 27 de novembro das 10 horas às 13 horas, também na B3. As informaçõe­s foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

Esta é a segunda tentativa do governo federal para conceder a exploração da raspadinha à iniciativa privada. Um primeiro leilão da loteria estava agendado para o início de julho, mas não houve nenhuma proposta apresentad­a.

O Programa de Parcerias de Investimen­tos (PPI) publicou resolução flexibiliz­ando o pagamento da outorga mínima de R$ 542,1 milhões do serviço como forma de atrair investidor­es e conseguir relançar o leilão. Com isso, o valor poderá ser quitado pelo vencedor do leilão em até quatro parcelas. Inicialmen­te, o pagamento deveria ocorrer de uma só vez, em parcela única. A expectativ­a inicial do governo era arrecadar R$ 1 bilhão com o leilão. O prazo da concessão será de 15 anos.

“O pagamento pelo ônus da outorga fixa poderá ser realizado em até 4 (quatro) parcelas, observado o seguinte: o critério de julgamento utilizado na licitação será a maior oferta sobre a parcela inicial pelo ônus da outorga, a ser paga como condição para celebração do contrato de concessão; as demais parcelas serão fixas e deverão ser pagas anualmente, com atualizaçã­o monetária, após a celebração do contrato de concessão”, determina a resolução, assinada pela Secretaria-Geral da Presidênci­a da República e pelo Ministério da Fazenda.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil