O Estado de S. Paulo

O dia da besta

Iron Maiden, Scorpions, Megadeth e Sepultura fazem o ‘dia do metal’ no Palco Mundo do Rock in Rio 2019, retomando a tradição

- Guilherme Sobota

As memórias de Bruce Dickinson do primeiro Rock in Rio, de 1985, quando o Iron Maiden tocou logo antes do histórico show do Queen no Maracanã: “Havia mais gente do que eu jamais vi em um só lugar em toda a minha vida. Era uma atmosfera de um pouquinho de caos, talvez não tão organizado quanto a maioria dos festivais, mas isso o tornou melhor. Porque todo mundo estava tão entusiasma­do etão malu coque as coisas estavam acontecend­o. Foi um momento fantástico”.

Trinta e quatro anos depois (e com duas passagens pelo festival nesse meio tempo), o Iron Maiden volta ao Rock in Rio como headliner do “dia do metal” na edição de 2019 do evento no Rio de Janeiro. Scorpions, Megadeth e Sepultura completam o line-up do dia 4 de outubro de 2019 no Palco Mundo.

O Rock in Rio 2019 está marcado para os dias 27, 28 e 29 de setembro e 3, 4, 5 e 6 de outubro de 2019, na Cidade do Rock, na Barra da Tijuca (Parque Olímpico).

O festival também anunciou a primeira atração do novo Espaço Favela: abanda Canto Cego, formada na Favelada Maré (leia mais nesta página).

No festival em 2017, apesar da presença de algumas bandas e artistas do gênero (como Alice Cooper), não houve um dia inteiro dedicado ao estilo, tradição que retorna agora.

Tradição que também faz parte da história do Iron Maiden – o “caso de amor” com o Brasil começou naquele 11 de janeiro de 1985, segundo Dickinson. Quando a banda voltou ao festival, em 2001, eles gravaram um disco ao vivo, Rock in Rio, dirigido pelo baixista e líder da banda Steve Harris. Havia ali 250 mil pessoas, centenas de milhões viram o show pela TV, e ele virou o primeiro DVD ao vivo da banda.

“É um dos nossos melhores álbuns ao vivo”, referenda Dickinson. “Eu lembro do show, foi uma performanc­e muito boa, e no fim eu estava praticamen­te esgotado. Passei três dias no hotel antes, me preparando. Foi um dos grandes para mim também porque eu estava voltando à banda.”

Em 2013, o Iron Maiden voltou ao cartaz do Rock in Rio, dividido naquele ano com estrelas do pop como Beyoncé e Justin Timberlake. Não que isso assuste Bruce Dickinson e sua turma de alguma forma. “Nós somos um grupo grande o suficiente para fazer frente a qualquer grupo pop do mundo”, diz, num tom conciliado­r – a mesma forma com que ele leva toda a conversa, feita por telefone, desde Londres.

O Iron traz agora ao Rock in Rio “o maior show que já fizemos”, diz o vocalista. A Legacy Of The Beast Tour teve sua primeira parcela entre maio e agosto deste ano, na Europa, e é inspirada no jogo para dispositiv­os móveis de mesmo nome. Em 17 datas pelo Velho Continente, a turnê arrecadou US$ 28 milhões, segundo dados recentes da Billboard. O show mistura clássicos dos anos 1980 com músicas mais recentes. Algumas das canções mais executadas na turnê são Aces High, Where Eagles Dare , The Clansman,

Sign of the Cross e Flight of Icarus.

Dickinson sabe “exatamente” o que vai acontecer com a banda entre o dia de hoje e o dia do show, mas diz, aos risos, que não pode falar. “Mas prometo que estaremos ocupados e aproveitan­do a vida.”

O vocalista também lançou no ano passado uma autobiogra­fia, que chegou às prateleira­s brasileira­s neste ano (Bruce Dickinson – Uma Autobiogra­fia, pela editora Intrínseca). “Eu queria divertir as pessoas, mas acima de tudo queria que fosse um livro interessan­te. Em particular, um livro que quem não fosse um fã do Iron Maiden ou nem soubesse que sou um rock star pudesse gostar.” Segundo ele, editoras americanas cobraram mais conteúdo de sexo e drogas. “Bom, isso não é quem eu sou”, disse. Ele estima que foram vendidas 400 mil cópias do livro ao redor do mundo.

A produção do novo show que vem ao Brasil é tão grande, segundo ele, que dessa vez Dickinson não virá pilotando o Ed Force One. “As razões ficarão claras”, explica. “A gente não conseguiu colocar o show em apenas um 747.” Ele planeja, porém, montar o Rio no seu simulador de voos apelidado de Bruce Air Flight, atenção, 666.

 ?? FABIO MOTTA/ESTADÃO - 19/1/2001 ?? Volta. Bruce Dickinson, do Iron Maiden
FABIO MOTTA/ESTADÃO - 19/1/2001 Volta. Bruce Dickinson, do Iron Maiden
 ?? JF DIORIO /ESTADÃO - 26/1/2017 ?? Sepultura. Participaç­ão garantida
JF DIORIO /ESTADÃO - 26/1/2017 Sepultura. Participaç­ão garantida
 ?? MARKUS SCHREIBER/REUTERS ?? Scorpions. O 2º Rock in Rio da banda
MARKUS SCHREIBER/REUTERS Scorpions. O 2º Rock in Rio da banda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil