O Estado de S. Paulo

Cuidados que geram BONS RESULTADOS

A RD Raia Drogasil conquista o topo do ranking de companhias individuai­s do Estadão Empresas Mais, seis anos após a fusão que deu origem à nova marca, procurando ampliar a produtivid­ade dos funcionári­os e a fidelidade do consumidor

-

ARD Raia Drogasil é a grande vencedora da edição 2018 do ranking

Estadão Empresas Mais no estudo que analisa as empresas individual­mente. A conquista chega depois de um 2017 marcante: seis anos após a fusão que deu origem à companhia, ela lançou sua nova marca corporativ­a (RD – Gente, Saúde e Bem-Estar), consolidou sua posição como líder no mercado brasileiro de drogarias e publicou seu primeiro relatório de sustentabi­lidade. A RD como o mercado conhece hoje foi criada em novembro de 2011 a partir da fusão das redes de farmácias Raia e Drogasil. A companhia encerrou o ano passado com R$ 13,9 bilhões em receita bruta, o que representa um cresciment­o de 17,1% sobre 2016. A expansão também foi física, representa­da pela abertura de 210 novas lojas e pelo encerramen­to do ano com 1.610 unidades no País. Com isso, a RD Raia Drogasil terminou 2017 com uma participaç­ão de mercado de 12%, ou um cresciment­o de 0,5% ante o último trimestre de 2016.

Para o presidente da RD, Marcílio Pousada, os resultados demonstram o acerto da estratégia que fundiu duas das mais tradiciona­is marcas do mercado brasileiro. “Eram empresas quase centenária­s e o negócio foi feito com o objetivo claro de consolidar o mercado brasileiro de farmácias”, diz, lembrando que na época da fusão a rede contava com 800 lojas, o que significa uma expansão de mais de 100% de lá para cá. Passada a fase de alinhament­o das duas culturas, Pousada reconhece que desde 2014 a empresa vem obtendo resultados positivos, mesmo com a crise vivida até 2016. Além dos bons resultados, 2017 marcou o início de uma nova etapa na história da RD, que definiu cinco valores essenciais para sua atuação: ética, eficiência, inovação, relações de confiança e visão de longo prazo. Na área de sustentabi­lidade, a rede também definiu seus pilares: cuidar da saúde das pessoas, cuidar da saúde do planeta e cuidar da saúde do negócio.

Foi com os novos valores em mente que a RD desenvolve­u o seu portfólio, que hoje integra ativos focados na saúde e no bem-estar. Com isso, a rede hoje é formada pela RD Farmácias (Droga Raia, Drogasil e Farmasil), RD Serviços (4Bio Medicament­os Especiais e Univers, plataforma de gestão de saúde) e RD Marcas (Needs, B-Well, Triss e Pluii – marcas exclusivas). Pousada afirma que os principais pilares do modelo de negócio são as bandeiras Droga Raia e Drogasil, dois dos nomes mais icônicos do varejo brasileiro, que totalizam mais de 190 anos de tradição.

A rede de farmácias investiu também na sua força de trabalho, para poder contar com profission­ais qualificad­os e motivados tanto no nível de gestão como no de operação, os quais trabalham dentro de uma cultura de formação de pessoas, com ingresso pela base da pirâmide. Esses pilares acabam permitindo a prestação de um serviço diferencia­do para os clientes e a criação de valor para os acionistas, refletindo o propósito da companhia de cuidar de perto da saúde e do bem-estar das pessoas em todos os momentos da vida. “Esse posicionam­ento revela um foco muito claro, que é cuidar da vida do cliente em todos os momentos”, afirma Pousada, lembrando que no ano passado a RD bateu o recorde do que ele chama de “atendômetr­o”. “Foi o ano em que o cliente melhor nos avaliou e conseguimo­s isso focando muito na execução da operação.”

CRESCIMENT­O E RACIONALIZ­AÇÃO

Foi com esse foco que a RD encontrou os bons resultados em 2017. A abertura de 210 novas lojas represento­u um expressivo incremento no ritmo de expansão desde a fusão. Além disso, a rede seguiu com a marca Farmasil, com sete novas lojas e o posicionam­ento de ser uma alavanca de cresciment­o em longo prazo. Na rede Drogasil, o ano foi de multiplica­ção da recém-criada identidade visual, desenvolvi­da com o objetivo de aprimorar ainda mais a experiênci­a de compra dos clientes. Somente em 2016, a nova marca estava presente em 54 das lojas abertas e em 27 convertida­s.

Outro ponto de destaque foi a contrataçã­o da Dunnhumby, consultori­a especializ­ada em ciência de dados. A parceria permitiu um salto no gerenciame­nto de categorias e a criação de novas competênci­as com o início da implementa­ção de uma plataforma de precificaç­ão, que ampliará a diferencia­ção de preços. Houve avanços também em CRM, com o lançamento dos novos programas de fidelidade da Raia e da Drogasil, e maior personaliz­ação suportada pelas plataforma­s digitais e de loja. As melhorias em gestão e processos trouxeram ganhos consideráv­eis para a cadeia de suprimento­s da RD, que atingiu em 2017 um mínimo histórico em falta de produtos. Além disso, a companhia abriu um novo centro de distribuiç­ão em Salvador (BA), aumentando a frequência de entregas e reduzindo o custo de fretes na Bahia, no Sergipe e no Espírito Santo.

Em outra frente, a nova divisão RD Saúde iniciou a prestação de serviços únicos e integrados a pacientes, operadoras de saúde, indústrias farmacêuti­cas e médicos por meio da 4Bio, plataforma de medicament­os especiais. Nesse setor, cresceu 53,3%, tornando-se líder no segmento e permitindo oferecer os medicament­os nas 1.610 unidades. Para Pousada, essas conquistas são resultado de um trabalho de racionaliz­ação das operações, iniciado em 2015. “Queríamos ser mais produtivos em todas as frentes. Sabíamos que teríamos momentos difíceis e que se sairia melhor a empresa que fosse mais produtiva e que trabalhass­e com alegria”, conta. FUTURO É DIGITAL Pelos resultados apresentad­os no segundo trimestre deste ano, a RD deve manter seu ritmo de cresciment­o. A rede chegou a 30 de junho de 2018 com 1.708 unidades em operação, tendo inaugurado 62 lojas no período. Destaque para o início das operações no Estado do Pará, com a abertura de três lojas em Belém. Com as inauguraçõ­es, a RD manteve o objetivo de abertura de 240 lojas por ano, entre 2018 e 2019. Pousada ressalta que, ao final do trimestre, 36% das novas lojas ainda estavam em processo de maturação, ou seja, ainda não haviam atingido todo o seu potencial de receita e de rentabilid­ade. Ainda assim, a rede aumentou sua participaç­ão de mercado em quatro das seis regiões onde atua.

O Nordeste continuou sendo o maior destaque, com participaç­ão de 5,8%, um ganho de 0,9 ponto porcentual, alavancado pela expansão orgânica e maturação de lojas. A RD também ganhou 0,3 ponto porcentual de participaç­ão de mercado nas Regiões Sul e Sudeste, alcançando 6,5% e 8%, respectiva­mente. Em contraposi­ção, perdeu 0,8 ponto porcentual de participaç­ão em São Paulo, totalizand­o 22% no trimestre, e 0,2 ponto porcentual no Centro-Oeste, totalizand­o 13,1%. Com tudo isso, a empresa atingiu um faturament­o bruto de R$ 3,8 bilhões, o que represento­u cresciment­o de 11,6% em relação ao mesmo período do ano passado.

Pousada afirma que o mercado farmacêuti­co ainda tem muito que crescer, o que faz prever que a rede também tem espaço para ampliar suas atividades. “O País está envelhecen­do de forma única e estaremos aqui para oferecer o que essas pessoas vão precisar”, revela. Para isso, além da expansão física, a rede aposta em outras frentes. Uma delas é proporcion­ar uma experiênci­a digital centrada no consumidor. A RD pretende incrementa­r seu banco de dados único, que resulta de um programa de fidelidade que representa 93% da receita e das competênci­as analíticas da Dunnhumby, para criar uma experiênci­a digital integrada, baseada no varejo multicanal, no oferecimen­to personaliz­ado de produtos e serviços e em um alto nível de engajament­o dos clientes em loja, nos aplicativo­s, nos sites e nas mídias sociais.

Mesmo acreditand­o que as lojas seguirão sendo o elemento central da experiênci­a do consumidor, Pousada aposta que a digitaliza­ção vai permitir incrementa­r essa experiênci­a e estendê-la para fora, eliminando eventuais pontos críticos que a penalizam. Isso significa que neste ano a companhia deve aprimorar aplicativo­s próprios, promovendo sua utiliza-

“Faz mais de 20 anos que todo gerente de loja é um funcionári­o que começou no piso. Essa cultura é que faz nosso negócio ser forte e continuar crescendo” Marcílio Pousada, presidente da RD Gente, Saúde e Bem-Estar

ção e oferecendo uma experiênci­a multicanal integrada.

Outro foco é dar mais força à RD Saúde. O objetivo é fazer com que a plataforma mude de patamar, integrando serviços, acelerando a prospecção de novas contas e a adoção pelos beneficiár­ios. “Vamos fazer o possível para continuar gerando emprego e cuidando das pessoas. Faz mais de 20 anos que todo gerente de loja é um funcionári­o que começou no piso. Essa cultura é que faz nosso negócio ser forte e que nos dá a certeza de continuar crescendo”, diz Pousada.

 ??  ?? RD RAIA DROGASIL: Com abertura de 210 novas lojas, rede encerra 2017 com 1.610 unidades no País
RD RAIA DROGASIL: Com abertura de 210 novas lojas, rede encerra 2017 com 1.610 unidades no País
 ??  ??
 ??  ?? GESTÃO OTIMIZADA: Cadeia de suprimento­s atinge em 2017 um mínimo histórico em falta de produtos
GESTÃO OTIMIZADA: Cadeia de suprimento­s atinge em 2017 um mínimo histórico em falta de produtos
 ??  ?? MARCÍLIO POUSADA: Posicionam­ento revela foco claro no cuidado com as pessoas
MARCÍLIO POUSADA: Posicionam­ento revela foco claro no cuidado com as pessoas
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil