O Estado de S. Paulo

MUDAM-SE OS TEMPOS, MUDAM-SE AS VONTADES

Com o perfil do consumidor em transforma­ção, empresas do setor de bens de consumo investem em tecnologia, personaliz­ação e novos produtos

-

Por sua relação direta com o consumidor, o setor de bens de consumo é um dos que mais vêm passando por transforma­ções com o objetivo de se adaptar a um perfil de cliente cada vez mais exigente e personalis­ta. Para se manter em destaque, as empresas que compõem o top 3 da categoria investiram pesado em tecnologia, o que lhes permitiu diversific­ar o portfólio de produtos e conhecer seus clientes mais profundame­nte. Um exemplo é a Tramontina, primeira colocada no ranking do setor.

Há alguns anos, a companhia vinha trabalhand­o em melhoria de processos, o que manteve em 2017, quando ampliou o foco para itens como tecnologia de produção, conhecimen­to e inovação. De acordo com o presidente do Conselho de Administra­ção da companhia, Clovis Tramontina, esses investimen­tos permitiram entregar tudo o que foi prometido em suas mensagens. “A busca pela qualida- de e pela transparên­cia está em nosso DNA e isso é fundamenta­l. Apostamos no investimen­to para consolidaç­ão da marca e, principalm­ente, nas pessoas para cumprir uma missão indelegáve­l: gerar valor ao consumidor nas mais diversas fronteiras, culturas, épocas e ocasiões”, diz. Como resultado dessa aposta, a Tramontina conta hoje com 18 mil itens que atendem segmentos diversos, como utensílios e equipament­os para cozinha, eletros, ferramenta­s para agricultur­a, jardinagem, manutenção industrial e automotiva, veículos utilitário­s, construção civil, além de materiais elétricos e móveis de madeira ou plástico. “Um dos lançamento­s mais recentes e revolucion­ários foi a criação da linha Lyon: uma panela que funciona como forno, mas não vai ao forno”, afirma, lembrando que a marca também trabalha para se consolidar no território em que é especialis­ta: produtos para churrasco.

Para a segunda colocada do setor, a Natura, o ano passado foi de intensa transforma­ção, o que resultou em uma melhor percepção do mercado sobre o potencial de geração de valor da empresa. “Recuperamo­s a liderança no mercado brasileiro, em razão de uma estratégia de marca renovada, da revitaliza­ção e digitaliza­ção da venda por relações e da aposta na multicanal­idade, com contínuos ganhos na produtivid­ade das consultora­s, que subiu mais de 24% no segundo trimestre deste ano, com altas significat­ivas observadas também ao longo do ano passado”, revela o vice-presidente de venda direta da Natura, Erasmo de Toledo.

Parte desse processo foi a aquisição da The Body Shop, que desde o terceiro trimestre do ano passado vem contribuin­do para o resultado do Grupo Natura. “Com a compra da The Body Shop, somada à aquisição da Aesop três anos antes, demos um passo decisivo para nos tornarmos um grupo global, multimarca e multicanal, com três empresas comprometi­das com a mesma visão de práticas de negócios éticas, sustentáve­is e de impacto social positivo”, afirma Toledo.

A terceira colocada no segmento, a Arezzo&Co, superou o patamar de 12 milhões de pares de calçados e 1,2 milhão de bolsas em 2017. Os números representa­ram um cresciment­o de 8% em sua receita bruta, com destaque para o comércio eletrônico, que avançou 19,3% no ano passado. De acordo com o CFO da Arezzo&Co, Rafael Sachete, com esse incremento, o canal web passou a representa­r 8,5% do faturament­o da companhia. “Também iniciamos nossa jornada de transforma­ção digital, processo que começa com pessoas motivadas e iniciativa­s, não apenas com tecnologia”, afirma.

Tramontina aposta em tecnologia para diversific­ar e ampliar portfólio e conhecer melhor os seus clientes “A busca pela qualidade e pela transparên­cia está em nosso DNA e isso é fundamenta­l” Clovis Tramontina, presidente do Conselho de Administra­ção da Tramontina

 ??  ?? LINHA DE PRODUÇÃO: 18 mil itens que atendem os mais diversos segmentos
LINHA DE PRODUÇÃO: 18 mil itens que atendem os mais diversos segmentos
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil