O Estado de S. Paulo

DIVERSIFIC­AÇÃO 100% BRASILEIRA

Mesmo durante períodos de retração econômica, surgem boas oportunida­des de negócios, como mostra a Multilaser, que pela primeira vez assume a liderança no ranking

-

Ahistória da Multilaser, que pela primeira vez assume a liderança no ranking Estadão Empresas

Mais na categoria Eletrodomé­sticos, Eletrônico­s e Informátic­a, é recente. Fundada em 1987 por Israel Ostrowieck­i, nasceu como uma pequena empresa de cartuchos reciclados. Hoje, 31 anos depois, transformo­u-se em um dos grandes fornecedor­es do mercado. Empresa 100% nacional, comandada pelos sócios-presidente­s Alexandre Ostrowieck­i (filho do fundador) e Renato Feder, detém um portfólio com mais de 3 mil produtos, divididos em dez categorias, comerciali­zados em mais de 40 mil pontos de venda em todo o País sob as marcas Multilaser, Atrio, Pulse, Multikids, Multikids Baby, Giga e Multilaser Pro.

Mas quais teriam sido alguns dos principais fatores responsáve­is por levar a empresa à liderança? “Acima de tudo, a di- versificaç­ão. A Multilaser é uma máquina de lançamento de produtos e estamos sempre atentos às tendências de consumo”, responde Ostrowieck­i. Mas não só isso. Em 2017, a Multilaser fez um forte investimen­to na marca e, pela primeira vez, passou a fazer mídia em grande escala. “Antes, eu achava muito caro. Mas, como a retração econômica atingiu muitos concorrent­es, aproveitei a oportunida­de para anunciar”, revela. Outros fatores também foram relevantes, como a qualidade e a relação custo/benefício. “Nossos produtos são BBB: bons, bonitos e baratos. O notebook com tela de 14 polegadas chega ao consumidor a R$ 1,5 mil”, exemplific­a o executivo.

Diversific­ar e inovar também são verbos conjugados pela Intelbras, segunda colocada da categoria, que oferece produtos e serviços para soluções de segurança eletrônica, comunicaçã­o, energia e tecnologia­s relacionad­as. “Acreditamo­s que os bons resultados de 2017 estejam relacionad­os à nossa habilidade de diversific­ar e inovar, acompanhan­do as tendências de mercado e, sobretudo, a evolução do comportame­nto e necessidad­es do consumidor”, comenta Altair Silvestri, presidente da Intelbras.

O lema da empresa é estar sempre próxima dos distribuid­ores, das revendas e dos consumidor­es finais. “Estamos em todo o Brasil com mais de 200 distribuid­ores e 100 mil revendas. Também temos uma ampla rede de assistênci­a técnica, com mais de 300 unidades de atendiment­o e 20 laboratóri­os avançados. Esse suporte gera confiança e credibilid­ade”, diz o presidente da Intelbras.

“Mesmo diante de um cenário desafiador, todas as nossas áreas de negócios registrara­m fortes melhorias de desempenho. Nosso foco foi gerar rentabilid­ade sustentáve­l por meio da gestão de portfólio e da eficiência de custos. Com isso, encerramos 2017 com aumento de 8% nas vendas orgânicas na América Latina, resultado puxado, principalm­ente, pelo desempenho do Brasil, onde houve uma recuperaçã­o da demanda e um cresciment­o significat­ivo”, comenta Ricardo Cons, presidente da Electrolux para a América Latina, terceira colocada no estudo Estadão Empresas Mais. Entre as novidades de 2017, Cons cita o lançamento de cerca de 40 produtos em praticamen­te todas as categorias. Um dos destaques foi o fogão 76DWG, que detém a exclusiva tecnologia chamada Food Sensor, que permite inserir um dispositiv­o na carne que vai ao forno, e notifica o consumidor, via aplicativo, quando o alimento atinge a temperatur­a adequada.

Em 2017, a Multilaser fez um forte investimen­to na marca, apostando, pela primeira vez, na mídia em grande escala

“Acima de tudo, a diversific­ação. A Multilaser é uma máquina de lançamento de produtos e estamos sempre atentos às tendências de consumo” Alexandre Ostrowieck­i , sócio-presidente da Multilaser

 ??  ?? MULTILASER: Mais de 3 mil produtos comerciali­zados em 40 mil pontos de venda
MULTILASER: Mais de 3 mil produtos comerciali­zados em 40 mil pontos de venda
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil