O Estado de S. Paulo

ENTENDENDO O ÍNDICE DE GOVERNANÇA CORPORATIV­A

-

O índice Estadão Empresas Mais de Governança Corporativ­a foi baseado em uma avaliação qualitativ­a. A Fundação Instituto de Administra­ção (FIA) desenvolve­u uma metodologi­a específica fundamenta­da na Teoria da Avaliação e utilizou como fator básico a aderência das práticas usadas pela empresa segundo as melhores práticas estabeleci­das para cada dimensão avaliada.

A avaliação foi feita por meio de um sistema que permitiu às próprias organizaçõ­es analisarem seu nível de aderência a cada uma das 85 melhores práticas para governança das empresas de capital aberto e capital fechado, descritas no Código Brasileiro de Melhores Práticas de Governança Corporativ­a publicado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativ­a (IBGC).

A FIA adotou um sistema de graduação no qual os participan­tes respondera­m a um questionár­io destinado a avaliar a aderência das práticas de governança e inovação adotadas por suas empresas. Cada afirmação recebeu uma pon- deração específica e as melhores práticas foram agrupadas nos seguintes temas:

PROPRIEDAD­E

CONSELHO DE ADMINISTRA­ÇÃO

GESTÃO EMPRESARIA­L

AUDITORIA INDEPENDEN­TE

CONSELHO FISCAL

CONDUTA, ÉTICA, CORRUPÇÃO E ATOS ILÍCITOS

Finalizada­s as respostas aos questionár­ios, as avaliações foram submetidas à análise técnica dos responsáve­is da FIA e, depois disso, foi calculada a média das avaliações válidas, bem como sua aderência média às melhores práticas de governança e inovação. O sistema então mensurou a aderência média de cada tema para essas empresas, bem como a pontuação de sua aderência geral às melhores práticas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil