O Estado de S. Paulo

DIREITOS E RESPONSABI­LIDADES BEM DEFINIDOS

-

Destaque na categoria Propriedad­e, a WEG conta com um grande repertório de práticas de padrão internacio­nal

Uma das práticas de governança avaliadas para a definição do índice Estadão Empresas Mais foi a que os especialis­tas da Fundação Instituto de Administra­ção (FIA) chamam de Propriedad­e. Na realidade, ela avalia direitos, responsabi­lidades e deveres dos acionistas e/ou sócios da organizaçã­o. Nesse quesito, a WEG S/A foi a empresa que mais se destacou. De acordo com o CFO da companhia, André Luis Rodrigues, um dos impulsiona­dores desse resultado é a participaç­ão no mais alto nível de governança corporativ­a da B3, o Novo Mercado. “Dessa maneira, aderimos a um grande repertório de práticas de governança e compliance de padrão internacio­nal, com o objetivo de assegurar transparên­cia, equidade e isonomia de tratamento de nossos acionistas”, diz.

Rodrigues ressalta que estar listado no Novo Mercado é um dos principais pontos de atenção para investidor­es estrangeir­os ao selecionar papéis de companhias brasileira­s, especialme­nte consideran­do o complexo sistema jurídico local. Além disso, a formatação das políticas e o Estatuto Social da empresa foram construído­s com base em entendimen­tos consensuai­s de seus acionistas, sem dispensar a existência de mecanismos efetivos para tratamento de eventuais conflitos.

Sobre esses entendimen­tos, o executivo destaca que a WEG tem uma forte cultura de normatizaç­ão interna materializ­ada pela aprovação de diversas políticas e regulament­os – sempre de forma colegiada e consensual – para todos os seus órgãos de administra­ção. Essa cultura também se revela nas questões de relacionam­ento com, e entre, os acionistas, dando acesso a meios céleres de resolução de conflitos, utilizando-se de canais arbitrais formalment­e previstos no Estatuto Social. “Porém, é relevante frisar que a companhia jamais experiment­ou situações de conflitos entre acionistas”, afirma.

“A companhia jamais experiment­ou situações de conflitos entre acionistas” André Luis Rodrigues, CFO da WEG

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil