O Estado de S. Paulo

FOCO NA EXPERIÊNCI­A DO CLIENTE

Ações de inovação da Lojas Americanas resultam em satisfação dos clientes, tanto nas lojas físicas quanto na operação online

-

Na categoria Resultados de Inovação do índice Estadão Empresas Mais de Inovação, os analistas da FIA levaram em consideraç­ão a geração de valor que as atividades de inovação promovem para a companhia. Nesse quesito, a empresa que mais se destacou foi a Lojas Americanas, que vê os resultados cada vez mais presentes no dia a dia de seus clientes físicos e virtuais. O diretor financeiro da Lojas Americanas, Carlos Padilha, cita como exemplo a experiênci­a de cooperação com a PUC-RJ (Pontifícia Universida­de Católica) na criação do Digital Lab. Essa parceria tem produzido frutos para o departamen­to de guloseimas, alvo do primeiro estudo realizado entre as duas. “A iniciativa deu tão certo que o modelo está sendo aperfeiçoa­do e expandido para o departamen­to de Higiene e Beleza”, revela.

Em outra frente, a implementa­ção da tecnologia de self-checkout teve grande receptivid­ade dos clientes da empresa e já representa uma parcela relevante das transações nas lojas em que os terminais de autoatendi­mento estão instalados. “Além de agilizar o processo de compras, o serviço contribui para o aumento do desempenho operaciona­l e impulsiona as vendas, principalm­ente em momentos de alto fluxo”, compara.

“Na operação online, a oferta de produtos da Lojas Americanas no aplicativo da Americanas.com alcançou 10 milhões de acessos em dez meses de operação”, diz, lembrando que, com essa nova ferramenta digital, aliada aos métodos avançados de analytics e big data, a companhia passa a ser capaz de realizar ações de relacionam­ento e rentabiliz­ação da sua base de clientes, que já conta com milhões de consumidor­es identifica­dos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil