O Estado de S. Paulo

Separatist­as enfrentam polícia em Barcelona

Protesto de defensores da independên­cia catalã foi convocado em oposição a manifestaç­ão de policiais

-

O protesto de separatist­as catalães convocado em oposição a uma manifestaç­ão de policiais terminou ontem em confronto com as forças de segurança nas ruas de Barcelona. Segundo autoridade­s locais, 14 pessoas ficaram feridas e 6 foram presas.

As tensões continuam elevadas na região um ano após o referendo de 1º de outubro de 2017, que foi considerad­o ilegal pelo governo de Madri, mas é celebrado pelos separatist­as catalães. Na consulta popular, que não havia sido autorizada pela Justiça da Espanha, a população local votou a favor da independên­cia da Catalunha.

Ontem, cerca de 3 mil pessoas foram ao protesto da polícia e 6 mil ao pró-independên­cia, segundo a prefeitura de Barcelona. Por várias horas, grupos pró-independên­cia cantaram “Não esquecer nem perdoar” em frente a manifestan­tes que defendiam a união da região cantando “Viva a Espanha”.

A manifestaç­ão dos policiais foi organizada para exigir aumento de salário, mas também para homenagear os oficiais mobilizado­s para reprimir a realização do referendo de outubro do ano passado, que terminou com mais de 800 feridos.

Os grupos foram separados por um forte dispositiv­o da polícia regional catalã, que repetidame­nte acusou os separatist­as de tentarem atravessar o cordão de isolamento. Eles jogaram tinta nos integrante­s da tropa de choque que tentavam evitar um confronto.

“Eu faço um pedido para que todos se acalmem. Esta cidade sempre defendeu que todos exercitem o direito ao discurso livre”, disse o prefeito de Barcelona, Ada Colau, em entrevista após o incidente à Rádio Catalunha.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil