O Estado de S. Paulo

Mano, obstáculo extra ao Palmeiras

Técnico do Cruzeiro não perde há nove anos para o rival, que se vencer esta manhã poderá até se tornar líder do Nacional

- Ciro Campos

O maior obstáculo do Palmeiras na última década é o rival a ser batido hoje, às 11h, no Pacaembu. Se ganhar, pode virar líder do Brasileiro. Além de enfrentar o Cruzeiro, será preciso superar também o técnico Mano Menezes, dono de nove anos de invencibil­idade diante do time alviverde.

O treinador eliminou a equipe paulista na Copa do Brasil na última quarta e se coloca de novo como candidato a algoz no Nacional, quando poderá aumentar para 15 jogos a sequência sem se dobrar à frente do Palmeiras. O técnico de 56 anos perdeu pela última vez para o rival em 2009, na primeira passagem pelo Corinthian­s. Em Presidente Prudente, pelo Brasileiro, o time alviverde ganhou por 3 a 0 com gols de Obina. Depois disso foram 14 jogos, com cinco vitórias de Mano, nove empates e tropeços doloridos impostos ao oponente paulista.

O encontro de hoje tem peso importante, pois o Palmeiras pode virar líder pela primeira vez caso ganhe do Cruzeiro e o São Paulo não derrote o Botafogo no Rio. O tom decisivo do duelo, além da possibilid­ade de Mano frustrar o Palmeiras, são componente­s que nos últimos anos se fizeram presentes.

Nas duas últimas edições da

Copa do Brasil, o Cruzeiro liderado por Mano eliminou o Palmeiras: em 2017 nas quartas e este ano na semifinal realizada

na quarta. Também no ano passado, o time mineiro impôs ao adversário um tropeço crucial pelo Campeonato Brasileiro. O empate por 2 a 2 no Allianz, a sete rodadas do fim, impediu a equipe da casa de ficar a três pontos do líder, o Corinthian­s, com um confronto direto pela frente no jogo seguinte, quando teria a chance de se aproximar.

“Foi a segunda vez seguida que eliminamos o Palmeiras (na Copa do Brasil), e do outro lado tem muita qualidade. O Palmeiras vive um momento extraordin­ário de reação desde que o Felipão chegou. Isso valoriza o que a gente faz”, disse Mano. Desde 2009, ele derrotou o

Palmeiras duas vezes pelo Corinthian­s e três pelo Cruzeiro.

Palmeiras e Mano podem ter mais dois encontros neste ano pela Libertador­es. Se ambos passarem pelas quartas, vão se encontrar na semifinal. O time de Felipão ganhou por 2 a 0 do Colo-Colo, na ida no Chile, mesmo placar pelo qual o Cruzeiro foi derrotado em Buenos Aires pelo Boca Juniors. Tem a volta.

Mas a relação entre Palmeiras e Mano por pouco não colocou os dois do mesmo lado. Nos últimos anos, a diretoria do clube chegou a sondar o treinador. A sondagem mais recente ocorreu em outubro de 2017, para ser o substituto de Cuca.

 ?? CESAR CRECO / AG. PALMEIRAS/ 4-8-2018 ?? Perigo real. Mano Menezes (D) vê evolução no Palmeiras após a chegada de Felipão
CESAR CRECO / AG. PALMEIRAS/ 4-8-2018 Perigo real. Mano Menezes (D) vê evolução no Palmeiras após a chegada de Felipão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil