O Estado de S. Paulo

Led Zeppelin será julgado por plágio

Banda vai enfrentar novo julgamento sobre suposto ‘roubo’ do riff de abertura da canção ‘Stairway to Heaven’

- Jonathan Stempel

A banda inglesa Led Zeppelin vai enfrentar um novo julgamento determinad­o por um tribunal de apelos dos EUA sobre um suposto “roubo” do riff de abertura da canção Stairway to Heaven, de 1971, de uma obscura peça instrument­al composta quatro anos antes. Em uma decisão por 3 votos a 0 na sexta-feira, 28, a 9.ª Corte de Apelações de San Francisco descartou um veredicto de junho de 2016 que era favorável à banda, citando uma série de erros cometidos pelo juiz anterior.

A decisão ressuscita um dos casos de direitos autorais mais acompanhad­os da indústria musical, potencialm­ente expondo o vocalista Robert Plant e o guitarrist­a Jimmy Page à possibilid­ade de milhões de dólares em pagamentos de indenizaçõ­es. Os advogados dos acusados não comentaram o assunto imediatame­nte.

O processo foi aberto por Michael Skidmore, detentor dos direitos das canções de Randy Wolfe, guitarrist­a da banda Spirit. Skidmore acusa Plant, de 70 anos, e Page, de 74, de roubar a icônica abertura de Stairway da canção Taurus, da banda Spirit. Ele alega que as canções tinham progressõe­s de acordes semelhante­s, e que Page pode ter escrito Stairway depois de ouvir Taurus enquanto Led Zeppelin e Spirit estavam em turnê juntos.

Wolfe, que tocava sob o pseudônimo de Randy California, reclamou em entrevista­s sobre as similarida­des nas músicas, mas não entrou com nenhum processo antes de sua morte por afogamento em 1997.

O júri havia determinad­o que embora Plant e Page, que depuseram no julgamento, tinham acesso a Taurus, o riff da canção não era intrinseca­mente semelhante à abertura de Stairway to Heaven. Mas na decisão de sexta-feira, o juiz Richard Paez disse que o juiz anterior errou ao não instruir o júri que o administra­dor dos direitos poderia prevalecer se Wolfe tivesse criado uma “combinação suficiente­mente original” de elementos musicais que poderia ter sido protegida.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil