O Estado de S. Paulo

Potência e luxo para famílias apressadin­has

Fomos aos EUA acelerar o superespor­tivo AMG GT 63 S 4-Door, que será o destaque da Mercedes no Salão do Automóvel e virá ao País em 2019 por R$ 1.084.900

- Diego Ortiz

“Falta um mês para a Fórmula 1 correr aqui. Honrem esse asfalto”, diz Bernd Schneider, cinco vezes campeão da DTM (uma das principais competiçõe­s de carros de turismo do mundo), enquanto colocamos a balaclava e o capacete para dirigir o novo Mercedes AMG GT 63 S 4-Door. O palco é o Circuito das Américas, em Austin, no Texas (EUA) e o modelo, um dos mais “bravos” do mercado, graças ao motorzão 4.0 V8 biturbo que gera 639 cv e 91,8 mkgf.

Apesar da aparência um pouco amansada pelas quatro portas, a novidade é praticamen­te um carro de corrida que pode ser usado por famílias – apressadas e endinheira­das. O 4Door estará no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro, e chegará às autorizada­s Mercedes do País no primeiro trimestre de 2019 por R$ 1.084.900.

Entramos na pista com o modo de condução Race acionado (há ainda Slippery, Comfort, Sport, Sport Plus e Individual), que praticamen­te anula a maioria dos sistemas eletrônico­s de ajuda ao piloto. Feito isso, é preciso confiar nos braços, pneus, tração integral 4MATIC e suspensões (multi-link na traseira) com o Ride Control, que ajusta automatica­mente as respostas do carro ao tipo de piso.

O AMG GT 63 S 4-Door pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos. Antes do fim da reta de largada, o velocímetr­o marcava 144 mph (cerca de 230 km/h) e chegou além disso antes da forte freada, que fez piscar todas luzes de advertênci­a e o ABS quase descascar a sola da sapatilha com tanta vibração. Mérito do ótimo sistema de freios de seis pistões.

O câmbio automático de nove marchas faz as trocas, mesmo em altas velocidade­s, de uma forma quase telepática. Além de não dar qualquer tipo de tranco, mantém o motor girando muito alto.

A mágica é garantida pelo sistema multi-embreagem. No lugar de conversor de torque, como nos câmbios automático­s convencion­ais, essa caixa tem várias embreagens controlada­s separadame­nte, mas com um único eixo de entrada. Além de ser extremamen­te eficiente, a transmissã­o é feita para aguentar o tranco absurdo dos quase 92 mkgf a partir das 2.500 rpm.

Em uma curva “meio cega” à esquerda, que começa aberta e depois fecha, as suspensões trabalham à perfeição na “beliscada” da zebra. Em conjunto com a direção eletromecâ­nica, firme na medida certa, devolve o carro à trajetória correta (ou à melhor possível, no caso de quem não é piloto profission­al).

O sistema de tração atua bem, mas, mesmo tendo eixo traseiro direcional, as rodas do Mercedes AMG dão uma leve escapada e é preciso manter o controle “no braço”, como convém a um bom esportivo.

No modo de condução Sport Plus, ativado na volta seguinte, a tarefa fica bem mais fácil. É a melhor opção para quem não tem muita experiênci­a em pistas, mas quer acelerar forte. Não deu para chegar a 315 km/h, a velocidade máxima declarada pela marca na ficha técnica.

Uso ‘civil’. No dia ensolarado, em que os termômetro­s marcavam 33ºC, o azul fosco da carroceria e o ronco do V8 chamaram a atenção nas ruas e estradas próximas a Austin. Mas o maior

destaque foi a docilidade do carro no modo Comfort.

O 4-Door se transforma num carro manso, que acelera de forma suave, sem ficar instigando, e absorve os impactos contra buracos e saliências na via como um sedã de ótima linhagem.

Com entre-eixos de 2,95 metros, há bom espaço interno. Há muito conforto para quatro pessoas e os 461 litros do porta-malas confirmam o apelo familiar.

A lista de equipament­os traz tudo o que se pode esperar de um modelo dessa faixa de preço. Air bags frontais, laterais e de

joelho, bancos dianteiros climatizad­os, abertura das portas e partida do motor sem uso de chave, ACC, rodas de 21 polegadas, painel virtual, sistema multimídia com espelhamen­to de celular e tela responsiva, câmera na traseira, visão de 360 graus e sensor de obstáculos, alternânci­a automática do facho do farol (alto e baixo) e som da Burmester de alta fidelidade, entre outros, são itens de série. VIAGEM A CONVITE DA MERCEDES-BENZ

 ?? MERCEDES-BENZ/DIVULGAÇÃO ??
MERCEDES-BENZ/DIVULGAÇÃO
 ?? FOTOS: MERCEDES-BENZ/DIVULGAÇÃO ?? Cabine. Acabamento é caprichado e painel virtual é de série
FOTOS: MERCEDES-BENZ/DIVULGAÇÃO Cabine. Acabamento é caprichado e painel virtual é de série
 ??  ?? Familiar. Porta-malas tem 461 litros e entre-eixos, 2,95 m
Familiar. Porta-malas tem 461 litros e entre-eixos, 2,95 m

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil