O Estado de S. Paulo

Plataforma Educativa leva conhecimen­to a comunidade­s pesqueiras

Programa completa dez anos de atividades e já beneficiou mais de 17 mil pessoas em 26 cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo

-

Opescador Lucas Barreto tinha saudades do ambiente de sala de aula. Hoje com 25 anos, o presidente da Colônia de Pescadores Z-9, em Cananéia, no litoral sul de São Paulo, parou de estudar quando finalizou o ensino médio. Sempre teve vontade de aprender, mas não imaginava que seu retorno aos bancos escolares se daria em um cenário inusitado: um caminhão-baú de 12 metros de compriment­o que se transforma em sala de aula. Ele é um dos beneficiad­os da Plataforma Educativa Repsol Sinopec, que, nos últimos dez anos, passou por 26 cidades do litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, benefician­do mais de 17 mil pessoas ao oferecer diversas atividades voltadas à qualificaç­ão profission­al em pesca, educação ambiental, saúde e segurança.

Profissão de pescador

Lucas fez o curso de Formação de Aquaviário­s Nível 1. Quem o conclui fica legalmente habilitado para exercer a profissão de pescador e recebe uma Caderneta de Inscrição e Registro. Para participar é preciso ser maior de 18 anos e alfabetiza­do, além de apresentar documentos exigidos pela Marinha.

Embora ele esteja relacionad­o às atividades pesqueiras, a maior parte das disciplina­s do curso está voltada à realização de atividades em segurança, como condução e operação de embarcação de pesca, prevenção e combate a incêndio e primeiros socorros. Ainda há palestras proferidas pela equipe de Segurança e Meio

Ambiente da Repsol

Sinopec. Uma delas conscienti­za os pescadores sobre os riscos de aproximaçã­o da área de exclusão no entorno das plataforma­s, um limite de 500 metros definido por lei para salvaguard­ar as embarcaçõe­s e a vida das pessoas.

Há também conteúdos de parceiros. O AquaRio aborda temas sobre recursos pesqueiros e mitos e verdades sobre os tubarões, destacando sua importânci­a para a saúde dos oceanos. Gestores de Unidades de Conservaçã­o, como os da APA Marinha do Litoral Sul, esclarecem sobre a importânci­a dessa área de proteção ambiental para a biodiversi­dade local e a sustentabi­lidade da pesca. A equipe do Instituto Costa Brasilis/IOUSP retrata o tema do lixo nos mares para alunos do ensino médio, professore­s e pescadores.

Beatriz Giacomini, coordenado­ra de Responsabi­lidade Social da Repsol Sinopec, e Claudio Sternberg, gerente de Segurança e Meio Ambiente, estiveram na Rio Oil & Gas para mostrar a sinergia entre as duas áreas no compartilh­amento de uma cultura de segurança e meio ambiente com as comunidade­s.

 ??  ?? O caminhão-baú tem 12 metros de compriment­o e se transforma em uma sala de aula que comporta até 30 alunos
O caminhão-baú tem 12 metros de compriment­o e se transforma em uma sala de aula que comporta até 30 alunos
 ??  ?? Lucas Barreto (ao lado de sua mãe, Orlandina Alves, também pescadora): “A gente não sai mais para o mar sem pensar na segurança de todos”
Lucas Barreto (ao lado de sua mãe, Orlandina Alves, também pescadora): “A gente não sai mais para o mar sem pensar na segurança de todos”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil