O Estado de S. Paulo

Em busca de uma chance

Oferta de vagas de estágio ainda é muito baixa tendo em vista o potencial do mercado

-

Entre janeiro e julho de 2018, cerca de 161 mil estagiário­s foram encaminhad­os ao mundo do trabalho pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), cresciment­o de quase 10% se comparado ao mesmo período de 2017. Apesar do percentual positivo, ainda existem mais estudantes à espera de uma oportunida­de do que vagas abertas. “Um milhão e oitocentos mil universitá­rios cadastrado­s esperam ser contratado­s”, afirma Luiz Gustavo Coppola, superinten­dente nacional de Atendiment­o do CIEE, entidade que administra 220 mil estágios em 35 mil empresas em todo o País.

Para Coppola, um bom programa de estágio precisa ter objetivos claros. “Entendemos que o principal deles é formar futuros colaborado­res”, diz. O executivo acrescenta ainda que o estágio tem um aspecto social. “Parte dos estagiário­s não será efetivada, mas terá a chance de conhecer a profissão e de aperfeiçoa­r os seus conhecimen­tos”, conclui.

INICIATIVA PROMOVE ESTÁGIOS

Desde 2015, por meio do programa Universitá­rio-Empresas, o banco Santander financia a contrataçã­o de estagiário­s do ensino superior por pequenas e médias empresas. Além de adquirir uma experiênci­a importante para o início da carreira, os estudantes recebem bolsa-auxílio no valor de R$ 882 por mês. Com duração de quatro meses, o acordo pode ser renovado posteriorm­ente – nesse caso, o custo passa a ser absorvido pelo contratant­e.

Só em 2018 foram concedidas 1.275 bolsas. No total, 3.476 alunos de 417 universida­des são beneficiad­os atualmente. “É uma iniciativa que fortalece o empreended­or do ponto de vista da gestão. O estagiário ajuda a colocar e a manter o negócio em pé”, explica Alexandre Teixeira, superinten­de-executivo, responsáve­l pelo segmento Negócios & Empresas do Santander.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil