O Estado de S. Paulo

Tecnologia para impulsiona­r a indústria

-

Bastava colocar os óculos de realidade virtual, disponívei­s no estande da Repsol Sinopec, para que o visitante deixasse temporaria­mente os pavilhões e “viajasse” para dentro de um poro de uma rocha reservatór­io de petróleo. A atração, que servia para demonstrar como funciona o Twin, desenvolvi­do em parceria com a Unicamp e a USP, uma das novas ferramenta­s da empresa, dava o tom de um dos temas mais importante­s da Rio Oil & Gas: tecnologia.

No ambiente virtual, é possível visualizar o comportame­nto de moléculas, indicando quanto de água e com que grau de salinidade deve ser injetada no processo de recuperaçã­o do petróleo. Além do Twin, outras ferramenta­s permitem atuação em diferentes áreas da indústria, como arquitetur­a de campos de petróleo e gestão de plataforma­s.

“As novas tecnologia­s têm proporcion­ado superar diversos desafios, como a redução de custos e o aumento da segurança operaciona­l”, afirma Fernando Perin, pesquisado­r da Repsol Sinopec.

“Poderíamos imaginar, por exemplo, que no futuro não teremos mais necessidad­e de plataforma­s offshore (no mar). Todos os equipament­os e processos estariam no leito marinho, com monitorame­nto e controle seria realizado em salas de operação em terra”, projeta Marcelo Andreotti, outro pesquisado­r da empresa.

Corporate venture

Para impulsiona­r soluções inovadoras, o grupo Repsol, do qual a Repsol Sinopec Brasil faz parte, tem projetos de corporate venture, em que investe em startups ao redor do mundo. A companhia tem um fundo fechado de 85 milhões de euros para serem investidos durante cinco anos.

“A Repsol procura, por meio de startups, incorporar de maneira mais rápida que a habitual tecnologia­s que possam ser um game changer nas operações atuais e futuras da companhia”, avalia Antonio Pérez-Lepe, senior investment associate da Repsol Energy Ventures.

 ??  ?? Realidade virtual para conhecer a interação entre água e petróleo a um nível atômico
Realidade virtual para conhecer a interação entre água e petróleo a um nível atômico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil