O Estado de S. Paulo

PSL de Bolsonaro disputa Roraima com tucanos

- A.F., M.G. e M.L. /

Impulsiona­do pela crise de refugiados da Venezuela e pela violência causada pela guerra entre facções criminosas, o candidato ao governo de Roraima do partido do presidenci­ável Jair Bolsonaro, o empresário do agronegóci­o Antonio Denarium (PSL), ocupa o segundo lugar nas pesquisas do Ibope, com 29%.

O candidato Antonio Denarium defende restringir a entrada de refugiados no Estado ou fechar a fronteira com o país vizinho, por onde chegaram cerca de 40 mil pessoas que fugiram do regime do presidente venezuelan­o, Nicolás Maduro.

Roraima é o único Estado em que o PSL tem, por enquanto, chance de eleger um governador nesta eleição. A simulação de intenção de voto no segundo turno feita pelo Ibope mostra, no entanto, que Antonio Denarium seria derrotado pelo candidato tucano José de Anchieta Júnior por 49% a 40%. O Estado tem 522 mil habitantes – é a menor população do País.

Depois do MDB e do PSDB, o PT é a legenda que mais lidera a disputa em Estados populosos – são quatro que somam 31 milhões de habitantes. Em seguida, vem o DEM, com três Estados e 26 milhões de habitantes e o PSB (seis Estados com 22 milhões de moradores).

O PSD vem logo em seguida. Com a possível vitória da sigla no Paraná, o partido governaria 11,3 milhões de habitantes. Já o PCdoB manteria o Maranhão, com seus 7 milhões de habitantes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil