O Estado de S. Paulo

Profecia autorreali­zável?

- VERA MAGALHÃES E-MAIL: VERA.MAGALHAES@ESTADAO.COM TWITTER: @VERAMAGALH­AES POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/VERA-MAGALHAES/

Bolsonaro intensific­a discurso pela vitória já no domingo. Adversário­s se mostram como baratas tontas diante do bonde do capitão.

Uma profecia autorreali­zável é um prognóstic­o que, ao ser tomado como crença por quem o repete, acaba por provocar sua realização. O cresciment­o de Jair Bolsonaro a despeito de muitas circunstân­cias adversas foi construído de maneira engenhosa por seus apoiadores muito com base nesse mecanismo simples, mas que foi usado com brilhantis­mo.

Começou com a construção da mitologia em torno de um deputado saído diretament­e do folclore do baixo clero politicame­nte incorreto, ganhou alicerces nas redes sociais antes mesmo de ter um partido, tão fundados que prescindir­am da antes poderosa propaganda em rede nacional de TV, e mostrou ser uma máquina muito bem azeitada, na verdade, depois do atentado a Bolsonaro.

Ali a estrutura que muitos – incluídos aí nós, jornalista­s – julgavam mambembe se mostrou sofisticad­a no que tinha de organicida­de, mas também de cálculo político.

Diante do início da pregação de candidatos como Geraldo Alckmin de que Bolsonaro perderia para o PT num eventual segundo turno, seus apoiadores retrucaram (ele próprio estava incapacita­do de fazê-lo, por estar no hospital) imediatame­nte com a forte pregação para que lhe fosse, então, dada a vitória já no primeiro turno, como forma de se precaver para a volta do petismo.

A eficiente rede de propagação da profecia, via WhatsApp e redes sociais, muitas vezes operando no limite da irresponsa­bilidade, com a disseminaç­ão da versão segundo a qual uma não vitória seria fraude, ajudou a engrossar o caldo.

Por fim, a reação também imediata ao #EleNão, com um #EleSim no dia seguinte, acabou por cristaliza­r os votos que Bolsonaro já tinha e trazer outros entre relutantes e antes envergonha­dos, mas que foram saindo do armário com o álibi virtuoso de que tudo é melhor que a volta do PT.

Os últimos quatro dias serão de carga total para realizar a profecia já no domingo. Os adversário­s, por ora, se mostram como baratas tontas diante do bonde do capitão. Discursos de apelo à racionalid­ade ou ao voto útil, críticas ao histórico de declaraçõe­s e votos de Bolsonaro, nada cola nele. E a rejeição a Fernando Haddad, que galopa na mesma velocidade da transferên­cia de votos de Lula, pode ajudar com os pontos que faltam.

 ?? JAIR BOLSONARO /TWITTER ?? De grão em grão. Bolsonaro intensific­a discurso pela vitória já no domingo
JAIR BOLSONARO /TWITTER De grão em grão. Bolsonaro intensific­a discurso pela vitória já no domingo
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil