O Estado de S. Paulo

Bolsonaro tem voto mais fiel, diz Ibope

Na reta final da campanha, pesquisa indica que parcela de eleitores do candidato do PSL que afirmam estar convictos vai de 49% para 59%

- Daniel Bramatti

Na reta final da corrida eleitoral, o candidato do PSL à Presidênci­a, Jair Bolsonaro, não apenas ganhou adeptos, mas também reduziu o risco de perder apoio de seus atuais simpatizan­tes. Em uma semana, a parcela dos bolsonaris­tas que declara que sua decisão é “definitiva e não mudará de jeito nenhum” aumentou de 49% para 59%.

O resultado aparece na comparação entre as pesquisas Ibope/Estado/TV Globo divulgadas em 24 de setembro e em 1.º de outubro. No mesmo período, as parcelas de eleitores convictos dos demais candidatos apenas oscilaram. No caso de Fernando Haddad (PT), metade de seu eleitorado se declara decidido a não mudar de opção. Mais atrás no ranking, aparecem Geraldo Alckmin (PSDB, 29% de convictos), Ciro Gomes (PDT, 27%) e Marina Silva (Rede, 23%).

A mais recente pesquisa Ibope mostrou Bolsonaro com 31% de intenção de votos, quatro pontos acima do levantamen­to anterior. A seguir, vieram Haddad (21%), Ciro (12%), Alckmin (8%) e Marina (4%).

Quando se consideram apenas os votos válidos, ou seja, sem contar os brancos e nulos, o candidato do PSL está à frente do petista por 38% a 25%. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa obter 50% mais um dos votos válidos.

A simulação de um eventual segundo turno entre Bolsonaro e Haddad indicou um empate em 42%. Nesse caso, haveria uma grande disparidad­e de gênero na votação: o candidato do PSL venceria entre os homens, por 50% a 37%, enquanto o petista ganharia no segmento feminino, por 46% a 34%.

Outra diferença seria observada segundo o recorte da religião. Em um segundo turno, Bolsonaro venceria Haddad por 50% a 35% entre os evangélico­s. Já entre os católicos, o placar favorável a Haddad seria de 44% a 39%.

O Ibope ouviu 3.010 eleitores, em 208 municípios, entre os dias 29 e 30 de setembro. A margem de erro máxima é de dois pontos porcentuai­s, e o nível de confiança, de 95%. Isso quer dizer que há probabilid­ade de 95% de os atuais resultados retratarem o atual quadro eleitoral, consideran­do a margem de erro. Os contratant­es foram o Estado e a TV Globo. O levantamen­to foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR 08650/2018.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil