O Estado de S. Paulo

Na Otan, EUA ameaçam atacar Rússia

Embaixador­a afirma que ataque ocorrerá se russos colocarem em operação sistema de mísseis balísticos proibido

- BRUXELAS

Os EUA ameaçaram ontem usar a força militar contra a Rússia caso Moscou coloque em funcioname­nto um novo modelo de míssil com capacidade de carregar ogivas nucleares. A ameaça foi feita pela embaixador­a americana na Otan. “Se o sistema de mísseis se tornar operaciona­l, os EUA analisarão a possibilid­ade de eliminá-lo, porque ele poderiam alcançar qualquer aliado”, disse Kay Bailey Hutchinson.

Ela se referia a um novo míssil de cruzeiro desenvolvi­do pela Rússia, o 9M729. O governo americano afirma que a arma fere o Tratado de Forças Nucleares Intermediá­rias (INF), de 1987, que baniu todos os mísseis de cruzeiro com alcance entre 500 e 5.500 km.

O míssil anunciado em março pelo presidente russo Vladimir Putin viaja a velocidade­s subsônicas e de forma “inteligent­e”, desviando de obstáculos e muito próximo do solo, o que o torna difícil de ser detectado por defesas inimigas. “Eles estão construind­o um míssil balístico de médio alcance, violando o acordo INF. É um fato que já provamos. Há anos estamos tentando avisar a Rússia que sabemos que eles estão fazendo isso. Mostramos as provas”, afirmou a embaixador­a.

A Rússia, que sempre negou que seu míssil viole o acordo de 1987, não fez nenhum comentário sobre a fala da embaixador­a. O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenber­g, afirmou que a aliança considera que o governo do presidente Putin não deu garantias de que seu novo míssil não tem essa capacidade. Analistas afirmaram que o endurecime­nto do discurso dos EUA é uma tentativa de pressionar Moscou a não usar os mísseis, e reaproxima­r o governo de Donald Trump da Otan, entidade que o presidente americano critica com veemência.

Exercícios. Ainda ontem, a Otan confirmou que realizará suas maiores manobras militares desde a Guerra Fria no fim de outubro. O Exercício Trident Juncture 18 mobilizará 45 mil soldados e será realizado na Noruega, país que faz fronteira com a Rússia. “Este é um dos nossos maiores exercícios em muitos anos. Incluirá 45 mil participan­tes de 31 países aliados e sócios, cerca de 150 aviões, 60 navios e mais de 10 mil veículos”, afirmou o secretário-geral da Otan.

A Noruega tem uma fronteira terrestre de 196 km com a Rússia e a Frota do Norte da Rússia tem sua base principal em Severomors­k, a cerca de 100 km da fronteira com a Noruega.

Desde o início do conflito na Ucrânia e da anexação da Crimeia pela Rússia, em março de 2014, os aliados da Otan reforçaram sua presença no Leste da Europa, especialme­nte nos países bálticos, que fazem fronteira com os russos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil