O Estado de S. Paulo

Neymar esquece a Copa e aprova sua nova função

- PARIS

Neymar admite que ainda não está jogando tudo o que pode neste início de temporada. Garante, porém, que é questão de tempo. Pouco tempo. Até porque não tem mais a menor preocupaçã­o com o pé que fraturou em fevereiro, não sente mais dor, e garante já ter superado a frustração por não ter ido longe na Copa do Mundo da Rússia com a seleção brasileira. “Não posso chorar pelo resto da vida”, disse o atacante ontem, na véspera da partida do Paris Saint-Germain contra o Estrela Vermelha, pela segunda rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

O brasileiro concedeu sua primeira entrevista coletiva no PSG e admitiu que ainda não atingiu a plenitude da forma física. Isso também não o preocupa. “Não estou a 100% da minha forma. Ninguém está, ainda estamos no começo da temporada e jogamos poucas partidas”, afirmou. “O alto nível do futebol mundial chega em fevereiro e março. É quando acontecem os melhores jogos.”

Neymar disse que os dias que se seguiram à eliminação do Brasil da Copa do Mundo foram difíceis para ele, pela perda da chance de ser campeão do mundo em si, mas também porque, garantiu, ele se esforçou muito para se recuperar da lesão no pé direito a tempo de defender a seleção na Rússia.

“Eu sofri muito com a lesão. É meu passado, tenho que encarar, e já superei”, assegurou Neymar. “Fiz de tudo para defender a seleção e fiz o meu máximo em campo, mas claro que existe a frustração de ter saído da Copa. Isso faz parte do futebol. Não posso chorar pelo resto da vida e agora tenho mais motivos para sorrir do que para ficar triste.”

O craque também falou sobre seu novo posicionam­ento em campo, mudança feita pelo técnico do PSG, Thomas Tuschel. Nas últimas partidas do time francês, Neymar vem atuando mais centraliza­do, quase como um meia, o que já vem motivando comparaçõe­s com o posicionam­ento de Lionel Messi no Barcelona. “Gosto de jogar assim: armar a partida, armar o jogo, ajudar os colegas. Já joguei assim no Santos e no Barcelona. O Messi joga assim. Minha função era diferente lá. Aqui eu gosto de ter a bola, estou muito feliz de jogar assim”, afirmou.

Tite chegou a testá-lo nessa posição na seleção, mas na Copa ele acabou atuando mais pelo lado esquerdo.

Neymar disse que foi iniciativa de Tuschel colocá-lo neste setor do campo no PSG. “Eu não pedi por essa posição. O treinador preferiu me colocar ali. Ele decide antes de cada jogo. Sempre darei o meu melhor. Eu gosto das duas posições, aberto ou como um 10”, garantiu o artilheiro do Campeonato Francês, com sete gols.

Hoje, contra o Estrela Vermelha no Estádio Parque dos Príncipes, o PSG tenta seus primeiros pontos no Grupo C da Liga dos Campeões. Na estreia, perdeu na Inglaterra para o Liverpool por 3 a 2 e Neymar teve atuação apagada.

Satisfeito por atuar mais centraliza­do no PSG, atacante garante que Mundial é passado: ‘Não posso chorar para sempre’

 ?? FRANCK FIFE / AFP) ?? À vontade. Neymar disse que foi iniciativa do técnico colocá-lo pelo meio, mas ele aprovou: ‘Gosto de jogar assim: armar a partida, o jogo, ajudar os colegas’
FRANCK FIFE / AFP) À vontade. Neymar disse que foi iniciativa do técnico colocá-lo pelo meio, mas ele aprovou: ‘Gosto de jogar assim: armar a partida, o jogo, ajudar os colegas’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil