O Estado de S. Paulo

BMW GS agora é R 1250

Além do motor maior, big trail da marca alemã ganha itens de conforto e segurança

- José Antonio Leme jose.leme@estadao.com

Aquarta geração da big trail GS é a principal novidade da BMW Motorrad para 2018. A divisão de motos da marca alemã divulgou detalhes do modelo, agora chamado de R 1250 GS.

O motor boxer de dois cilindros foi mantido, mas a cilindrada “cresceu” de 1.170 cm3 para 1.254 cm3. Além disso, ganhou o ShiftCam, um sistema de comando variável das válvulas de admissão. É a primeira vez que a marca utiliza esse recurso em uma moto de rua.

Segundo informaçõe­s da BMW, o sistema de admissão foi projetado para trabalhar com a abertura assíncrona das válvulas (em tempos e ângulos diferentes). Isso melhora a mistura ar-combustíve­l e, como resultado, o desempenho. O comando passou a ser feito por meio de corrente dentada.

A BMW informa que a curva de potência está mais ampla e bem distribuíd­a. Agora, o bicilíndri­co gera 136 cv a 7.750 rpm e 14,5 mkgf a 6.250 rpm. Na R 1200 GS, os números eram de, respectiva­mente, 125 cv a 7.750 rpm e 12,7 mkgf a 6.500 rpm.

De série, há dois modos de condução (confortáve­l e normal), controle de estabilida­de (ASC) e auxílio de partida em rampa (Hill Start Control). Como opcional, há o pacote de modos de condução PRO, que adiciona outras quatro opções (Dynamic, Dynamic Pro, Enduro e Enduro Pro). Esse kit também inclui sistema de controle de tração esportivo.

O ABS Pro permite aplicar frenagem mesmo com a moto deitada em uma curva, sem risco de perder a trajetória. Em conjunto com esse recurso vem o Controle Dinâmico de Freio (DBC), que atua na entrega de torque e evita o risco de aceleraçõe­s acidentais durante frenagens de emergência.

A R 1250 GS traz ainda a nova geração da suspensão eletrônica. Opcional, o sistema adapta os amortecedo­res automatica­mente ao piso e ao estilo de condução do piloto, avaliando parâmetros como velocidade e fazendo compensaçã­o de forma automática, independen­temente da carga aplicada.

Outra boa novidade são os faróis de LEDs de série. Já os LEDs de uso diurno (DRLs) fazem parte da lista de opcionais.

O painel de instrument­os é de TFT colorido, com 6,5 polegadas, e oferece boa visualizaç­ão.

A BMW passa a oferecer também, como opcional, ligação para serviços de emergência. Em casos de perigo iminente e acidente, o sistema pode acionar o SAMU ou os bombeiros sem intervençã­o do piloto.

 ?? FOTOS: BMW/DIVULGAÇÃO ?? Modelo tem rodas de liga leve e banco com dois níveis
FOTOS: BMW/DIVULGAÇÃO Modelo tem rodas de liga leve e banco com dois níveis
 ??  ?? Painel de TFT é colorido e tem visualizaç­ão bastante fácil
Painel de TFT é colorido e tem visualizaç­ão bastante fácil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil