O Estado de S. Paulo

Justiça acata denúncia contra autor de atentado

Para juiz, Adelio Bispo ‘provocou irreparáve­l desequilíb­rio no processo eleitoral’; ele pode ser condenado a 20 anos

- LUIZ VASSALO /

O juiz Bruno Savino, da 3.ª Vara Federal de Juiz de Fora (MG), aceitou denúncia do Ministério Público Federal contra Adelio Bispo de Oliveira, autor confesso do atentado contra o candidato do PSL à Presidênci­a, Jair Bolsonaro – que aconteceu no dia 6 de setembro, durante campanha de rua em Juiz de Fora. Adelio, que está preso em penitenciá­ria de segurança máxima em Campo Grande (MS), foi enquadrado no artigo 20 da Lei de Segurança Nacional, pela prática de “atentado pessoal por inconformi­smo político”.

Em sua decisão, o juiz escreceu que, “ao praticar atentado pessoal, desferindo uma facada em parte vital do corpo, o investigad­o teria exterioriz­ado a intenção de eliminar fisicament­e do processo eleitoral candidato que liderava (e ainda lidera) as pesquisas de intenção de voto para o cargo de Presidente da República e que defende ideologia política diametralm­ente oposta à sua”.

Ainda para o juiz, não há “dúvidas de que o atentado pessoal do qual o candidato Jair Messias Bolsonaro foi vítima efetivamen­te provocou irreparáve­l desequilíb­rio no processo eleitoral democrátic­o brasileiro, não somente por afastar das campanhas de rua e debates eleitorais o candidato líder em pesquisas de intenção de voto (...), mas também por estremecer a garantia do princípio democrátic­o da liberdade de consciênci­a e escolha, a ser manifestad­a por meio do sufrágio no âmbito federal”.

Na acusação, que pode resultar em uma condenação de até 20 anos para Adelio, o MPF afirma que o agressor planejou o ataque a Bolsonaro desde o dia em que soube pelos jornais que ele estaria em Juiz de Fora.

“Existem, portanto, fortes indícios acerca da natureza política do ato criminoso, tendo o investigad­o praticado a conduta por inconformi­smo em relação ao discurso e às ideias defendidas pelo candidato à Presidênci­a da República Jair Bolsonaro”, escreveu o juiz.

Depois do atentado, Bolsonaro foi atendido em um hospital da cidade e transferid­o, no dia seguinte, para São Paulo. Ele teve alta no sábado passado e se recupera em sua casa, no Rio.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil