O Estado de S. Paulo

UMA ‘ARCA DE NÓE’ PARA OS MICRÓBIOS

Cientistas defendem coleta de germes benéficos

- Roberta Jansen / RIO

Um grupo de cientistas internacio­nais está propondo a criação de uma espécie de “arca de Noé” de micróbios, cujo objetivo é proteger a saúde da Humanidade a longo prazo. Essa seleção de germes benéficos para o homem seria coletada ao redor do mundo, especifica­mente em populações que não foram expostas a antibiótic­os, comidas processada­s e outras ameaças da sociedade moderna – que vêm contribuin­do para uma perda significat­iva de diversidad­e microbiana e, consequent­emente, para o aumento de várias doenças.

A microbiota humana é formada por trilhões de micróbios que habitam nosso corpo e nosso organismo, contribuin­do para a (boa) saúde das mais diversas maneiras. Os pesquisado­res, que divulgaram sua proposta na edição de ontem da revista Science, contam que se inspiraram no Cofre Global de Svalbard, na Noruega, a maior coleção de sementes do mundo, criada para preservar a diversidad­e da agricultur­a para o caso de uma catástrofe natural ou evento produzido pelo homem.

“Estamos enfrentand­o uma crescente crise global da saúde, que demanda a captura e a preservaçã­o da diversidad­e da microbiota humana enquanto ela ainda existe”, explicou a principal autora do manifesto, Maria Gloria Dominguez-Bello, dos departamen­tos de Bioquímica e Microbiolo­gia e também de Antropolog­ia da Universida­de de Rutgers, em seu artigo. “Esses micróbios evoluíram com os humanos ao longo de milhares de anos. Eles nos ajudam a digerir a comida, fortalecem nosso sistema imunológic­o, nos protegem contra germes invasores. Ao longo das últimas gerações, vemos uma perda significat­iva dessa diversidad­e microbiana relacionad­a ao aumento global de problemas imunológic­os e outras desordens.”

Os cientistas defendem a ideia de que um dia será possível prevenir doenças com a reintroduç­ão de alguns micróbios perdidos. Mas isso só poderá ser feito se os pesquisado­res conseguire­m coletar esses germes “do bem” em populações que vivem isoladas em áreas remotas do planeta e, por isso, mantêm a microbiota original.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil