O Estado de S. Paulo

Banco Inter mira Novo Mercado da B3 em 2019

-

Cinco meses após abrir seu capital, o banco digital Inter pensa em ter suas ações listadas no Novo Mercado, segmento de maior exigência de práticas de governança corporativ­a da B3, a partir do segundo semestre do ano que vem. Os preparativ­os estão em fase inicial, de construção da documentaç­ão e plano de negócios, e teoricamen­te começariam com um pedido, ao Banco Central (BC), de autorizaçã­o de conversão das ações preferenci­ais (PN) em ordinárias (ON), visto que, no Novo Mercado, apenas papéis ON são negociados. Do total das ações do Inter, 73% são PN. Desde a oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), em abril, as ações do banco, da família Menin, fundadora da MRV, subiram mais de 60% na bolsa brasileira. A ideia de migração para o Novo Mercado existe desde o início do processo de IPO. Por ora, do setor bancário, apenas o Banco do Brasil integra o segmento.

» Olha a onda. A onda de migração ao Novo Mercado pelas empresas brasileira­s tem sido observada na B3. No ano passado, grandes companhias lideraram esse movimento. Vale, Suzano e Eletropaul­o realizaram conversão de suas ações e hoje têm em seu capital apenas papéis ordinários. Outras empresas, como Braskem e Via Varejo, já comunicara­m a intenção de trilhar o mesmo caminho e ter apenas ações ON.

» Canal. O Grupo São Francisco, do setor de saúde e que tem o fundo de private equity Gávea como sócio, emplacou a segunda aquisição no setor de odontologi­a privada em menos de cinco meses. A partir de outubro, a holding terá a São Lucas Saúde, com 70 mil usuários e forte atuação no interior de São Paulo, incluindo as cidades de Lins, Bauru e Marília. Em maio, havia levado

a Oral Brasil Planos Odontológi­cos, com 30 mil beneficiár­ios.

» Fermento. Além de aquisições, o Grupo São Francisco, que recebeu aporte do fundo Gávea, comandado por Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central, também tem investido em cresciment­o orgânico. A companhia vai aportar R$ 60 milhões na ampliação da rede no interior de São Paulo, Paraná, Centro Oeste e região do Sul de Minas Gerais. Até o final do ano, pretende inaugurar mais dez unidades próprias.

» Raio-X. O viajante brasileiro que faz suas compras digitalmen­te está, predominan­temente, na faixa entre 24 e 35 anos, gasta um tíquete médio de R$ 1,6 mil e paga com cartão de crédito em uma única vez. Essa foi a conclusão do levantamen­to feito pela agência de viagens Almundo. O relatório mostra que os viajantes brasileiro­s não costumam se planejar com muita antecedênc­ia, comprando passagens online faltando pouco mais de dois meses para a viagem.

» Zap. A plataforma de atendiment­o ao consumidor Hi Platform e a Wavy, empresa do grupo Movile, líder em plataforma­s de mensagens em nuvem e negócios com operadoras de telefonia móvel, acabam de fechar uma parceria. Com o acordo, a Hi Platform promoverá a integração dos produtos de atendiment­o com o WhatsApp Business API. Com isso, as empresas que utilizam a plataforma poderão responder seus consumidor­es diretament­e pelo WhatsApp. A expectativ­a com a parceria é atingir 2 milhões de atendiment­os por mês no primeiro semestre de 2019.

 ?? CYNTHIA DECLOEDT/ESTADÃO ??
CYNTHIA DECLOEDT/ESTADÃO
 ?? TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO - 26/9/2018 ??
TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO - 26/9/2018

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil