O Estado de S. Paulo

COLEÇÃO REVISTA

Mostra reúne obras inéditas ou pouco conhecidas do acervo da Pinacoteca e do Museu Histórico Nacional.

- Júlia Corrêa

➨ A exposição Coleções em Diálogo: Museu Histórico Nacional e Pinacoteca de São

Paulo, que ocupa a instituiçã­o paulistana a partir desta semana, propõe novas interpreta­ções para obras pertencent­es aos acervos dos dois museus, em um recorte que inclui trabalhos inéditos ou pouco vistos pelo público.

Com curadoria de Valeria Piccoli, curadora-chefe da Pinacoteca, e de Paulo Knauss, diretor do Museu Histórico Nacional, a mostra é dividida em quatro núcleos: ‘Arte Colonial’, ‘Pintura de História’, ‘Paisagens de Guerra’ e ‘Arte e Patrimônio’.

Na seleção, estão obras de nomes como Johann Moritz Rugendas (1802-1858), um dos mais importante­s artistas viajantes do século 19, cujo passaporte que usou para vir ao Brasil também é exibido; de José dos Reis Carvalho (1800-1872), aluno de Jean-Baptiste Debret na Academia Imperial de Belas-Artes; e de Frei Agostinho de Jesus (1600-1661), conhecido por retratar Padre Antonio Vieira. Também entre os destaques, o italiano Edoardo de Martino (1836-1912; foto), que documentou paisagens brasileira­s e batalhas da Guerra do Paraguai, ganha uma sala própria para a exibição de suas pinturas.

ONDE: Pça. da Luz, 2, Luz, 3324-1000. QUANDO: Inauguraçã­o: sáb. (6). 10h/18h (fecha 3ª). Até 28/1/2019. QUANTO: R$ 6 (sáb., grátis).

 ??  ?? ➨ DETALHE: Martino está na seleção de artistas
➨ DETALHE: Martino está na seleção de artistas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil