O Estado de S. Paulo

BOLSONARO SOBE E ATINGE 41% DOS VÁLIDOS; HADDAD TEM 25%

NA RETA FINAL, CANDIDATO DO PSL AMPLIA VANTAGEM; NO 2º TURNO, BOLSONARO TERIA 52% E O PETISTA, 48%

-

Ocandidato do PSL à Presidênci­a, Jair Bolsonaro, cresceu 3 pontos e aparece isolado na liderança, com 41% dos votos válidos, na mais recente pesquisa Ibope/Estado/TV Globo, divulgada ontem. Fernando Haddad (PT) tem 25% das intenções de votos, 3 pontos a menos que na pesquisa anterior, divulgada na quarta-feira. Ciro Gomes (PDT) cresceu 1 ponto, chegando a 13% e Geraldo Alckmin (PSDB) manteve os 8%. Marina Silva (Rede) perdeu 1 ponto, passando a 3% e está empatada com João Amoêdo (Novo). Para ser eleito no primeiro turno, um candidato precisa de 50% mais 1 dos votos válidos, que excluem nulos e brancos. Nos votos totais, ou seja, levando-se em conta os brancos e nulos, Bolsonaro subiu 4 pontos desde a quarta-feira, de 32% para 36%, enquanto Haddad oscilou de 23% para 22%. No segundo turno, Bolsonaro ficaria com 52% e Haddad, com 48%, nos votos válidos, empatados no limite da margem de erro (2 pontos porcentuai­s). Em outra simulação, Ciro teria hoje 52% em confronto com Bolsonaro, que ficaria com 48%.

Ocandidato do PSL à Presidênci­a, Jair Bolsonaro, manteve a tendência de cresciment­o demonstrad­a nos últimos dias e atingiu 41% dos votos válidos na véspera da votação em primeiro turno, conforme pesquisa Ibope/Estado/TV Globo divulgada ontem. Fernando Haddad, do PT, continua sendo o favorito para conquistar a segunda vaga em um eventual segundo turno. O petista tem 25% dos votos válidos, três pontos a menos que na pesquisa anterior, divulgada na quarta-feira passada. Para vencer no primeiro turno, Bolsonaro precisaria de 50% dos votos válidos mais um.

A campanha mais curta – a disputa oficial começou há 35 dias – chega hoje à votação em primeiro turno polarizada em duas candidatur­as que romperam a tradição da disputa PSDB x PT, duelo recorrente havia 24 anos. Não são poucos os dados e fatos que reforçam o caráter singular desta eleição presidenci­al.

Desde 1989, uma eleição não reunia tantos concorrent­es ao Palácio do Planalto. Treze postulante­s se apresentar­am em meio a um cenário de forte desgaste da classe política e de impopulari­dade recorde do governo do presidente Michel Temer. O centro fragmentad­o, resultado do racha da coalizão que sustentou Temer após o impeachmen­t de Dilma Rousseff, ajudou a configurar a nova polarizaçã­o. Bolsonaro capturou dos tucanos o papel de contrapont­o ao PT e se consolidou como a principal opção do eleitorado antipetist­a – o que ajuda a explicar a resiliênci­a do líder desde que a candidatur­a de Luiz Inácio Lula da Silva foi barrada pela Justiça Eleitoral.

Esta campanha já teve um candidato preso, caso de Lula, condenado na Operação Lava Jato, e outro internado em um hospital, caso de Bolsonaro, que foi alvo de uma facada em Juiz de Fora (MG). Os episódios ilustram o grau elevado de acirrament­o da atual disputa, marcada pela inédita onda de desinforma­ção e notícias falsas. Somente o projeto Verifica, núcleo de checagem do Estado, recebeu, de meados de junho até o momento, 90 mil mensagens com pedidos de verificaçã­o de conteúdo.

Haddad assumiu a candidatur­a presidenci­al do PT sob o impacto do impeachmen­t de Dilma e da prisão de Lula por corrupção. Bolsonaro expôs ideias radicais e compete com o petista no tamanho da rejeição. Com este ambiente eleitoral, até as candidatur­as de centro apelaram para a agressivid­ade. Além de radicaliza­r o debate, a predominân­cia das candidatur­as situadas nos extremos deixou em segundo plano a discussão sobre as reformas estruturan­tes e medidas para tirar o País da crise. Os 147 milhões de brasileiro­s aptos a votar vão às urnas sem um repertório concreto de propostas para resolver os problemas que o próximo presidente terá de enfrentar a partir de 2019.

 ?? A PROPORÇÃO DAS FOTOS TEM POR BASE A PESQUISA IBOPE/ESTADO/TV GLOBO WILTON JUNIOR / ESTADÃO FOTOS: GABRIELA BILLÓ / ESTADÃO ??
A PROPORÇÃO DAS FOTOS TEM POR BASE A PESQUISA IBOPE/ESTADO/TV GLOBO WILTON JUNIOR / ESTADÃO FOTOS: GABRIELA BILLÓ / ESTADÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil