O Estado de S. Paulo

Eunício, Jucá e Lobão ficam fora do Senado

Candidato petista confirmou vantagem com 79% dos votos e será governador do Estado por mais quatro anos

- Gabriela Ramos FORTALEZA

O atual governador do Ceará e candidato do PT, Camilo Santana, foi reeleito. Ao final da apuração, o político teve 79,73% dos votos válidos. O segundo colocado, General Theophilo (PSDB), alcançou apenas 11,43% dos votos.

Em terceiro lugar, com 6,94%, ficou Hélio Góis (PSL). Seguido de Ailton Lopes (PSOL), que alcançou 2,46%; Francisco Gonzaga (PSTU), que teve 0,13%, e Mikaelton Carantino (PCO), com 0%.

Os votos brancos somaram 4,75% em todo o Estado, e os nulos são 12,88%. As abstenções no Estado totalizara­m 17,68%.

Camilo Santana assume o governo para mais um mandato de quatro anos. A campanha do atual governador foi marcada pela polêmica aliança entre o petista e o senador Eunício Oliveira (MDB), que foi seu adversário na disputa ao governo do Ceará em 2014. Durante a campanha, o candidato à reeleição reiterou diversas vezes que o investimen­to em segurança pública seria um dos principais pilares de um eventual segundo mandato seu. Ele afirmou que uma de suas medidas mais relevantes nesse setor foi a contrataçã­o de 9 mil agentes de segurança.

Em seu mandato, Santana investiu em rondas intensivas em cidades com mais de 50 mil habitantes, e afirmou que a meta é ampliar essa ação para municípios que tenham 30 mil moradores ou mais. Além disso, pretende implantar sistemas de monitorame­nto por vídeo.

Para o governador, a violência é um problema nacional e o crime ultrapasso­u as fronteiras dos estados. Santana afirma ainda que não existe um plano nacional efetivo para enfrentar o problema.

Natural do Crato, na região do Cariri, Camilo nasceu em 1968, formou-se em engenharia agrária pela Universida­de Federal do Ceará (UFC).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil