O Estado de S. Paulo

Palestino mata dois israelense­s na Cisjordâni­a

- JERUSALÉM /

Um palestino matou ontem dois israelense­s e deixou um terceiro ferido em uma zona industrial perto de uma colônia na Cisjordâni­a, um ato descrito como “terrorista” pelos militares de Israel. Um porta-voz do Exército, Jonathan Conricus, disse que o agressor é um palestino de 23 anos, funcionári­o da zona industrial de Barkan. Ele segue foragido.

O Exército israelense descreveu o ataque como “terrorista”, acrescenta­ndo que o autor teria outras motivações, mas não forneceu mais detalhes. “Foi o que chamamos de um ataque cometido por um lobo solitário”, disse Conricus.

As vítimas são uma mulher e um homem de 30 anos. Outra mulher, de 54 anos, ficou gravemente ferida, mas não corre risco de morrer. O primeiro-ministro, Binyamin Netanyahu, condenou o “ataque terrorista” e se mostrou confiante de que o agressor seria preso.

“Não foi apenas um ataque contra inocentes, foi também um ataque contra a possibilid­ade de israelense­s e palestinos coexistire­m pacificame­nte”, disse em comunicado o presidente israelense, Reuven Rivlin. Yossi Dagan, que dirige o conselho regional de assentamen­tos, acusou os líderes palestinos de “encorajar este tipo de ataque”.

A Jihad Islâmica, segunda força palestina na Faixa de Gaza, atrás do Hamas, chamou o ataque de “resposta natural aos crimes da ocupação em Gaza, Jerusalém e Khan al-Ahmar”, uma aldeia beduína na Cisjordâni­a.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil