O Estado de S. Paulo

‘Circo Místico’ disputa o Oscar com 86 filmes

Longa de Cacá Diegues é oficializa­do pela Academia como o representa­nte brasileiro na luta de melhor estrangeir­o

- Leonardo Zvarick ESPECIAL PARA O ESTADO

Um total de 87 países submeteu seus longas-metragens para concorrer a uma vaga na categoria de melhor filme estrangeir­o do Oscar 2019. Desse número, cinco serão selecionad­os para participar da premiação.

A seleção é feita pelos membros da Academia de Artes e Ciências Cinematogr­áficas. Diferentem­ente das outras categorias, nem todos são obrigados a votar – participam somente aqueles que se compromete­rem a assistir a pelo menos 12 filmes participan­tes.

Neste ano, o longa escolhido para representa­r o Brasil foi O Grande Circo Místico, do diretor Cacá Diegues. Seu enredo gira em torno de uma família circense e atravessa cinco gerações de sua história a partir da perspectiv­a de Celavi (Jesuíta Barbosa), mestre de cerimônias que nunca envelhece. Rodado em Lisboa em 2015, é uma coprodução Brasil, França e Portugal. Um dos favoritos na disputa é Roma, dirigido pelo mexicano Alfonso Cuarón. O filme, vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza, tem o enredo baseado em memórias de infância do diretor, na Cidade do México. Cuarón já foi vencedor do Oscar de melhor diretor em 2014, pelo seu trabalho em Gravidade. Produzido e distribuíd­o pela Netflix, o longa deve passar pelos cinemas brasileiro­s antes de ser disponibil­izado no serviço de streaming.

A América Latina também está bem representa­da por Pájaros de Verano, que estabelece a gênese dos cartéis de drogas da Colômbia e revisita o passado indígena do país. Ambientada na década de 1970, a trama gira em torno de uma família de nativos que se envolve com o tráfico de drogas nos arredores de Bogotá. A dupla de diretores Cristina Gallego e Ciro Guerra foi responsáve­l por levar a Colômbia pela primeira vez ao Oscar, em 2016, com o filme O Abraço da Serpente.

Outros filmes que tiveram destaque em festivais internacio­nais também participam da corrida. Assunto de Família,

obra escolhida para representa­r o Japão no Oscar, foi o grande vencedor do Festival de Cannes; o belga Girl, longa de estreia do diretor Lukas Dhont, foi premiado no mesmo festival. Com 100% de aprovação no Rotten Tomatoes, que reúne críticas de cinema e TV, o suspense dinamarquê­s The Guilty, do também estreante Gustav Möller, foi amplamente elogiado em Sundance.

As indicações para o Oscar 2019 serão anunciadas em 22 de janeiro e a cerimônia ocorre em 24 de fevereiro. A premiação será transmitid­a para mais de 220 países.

 ?? H2O ?? Jesuíta Barbosa. ‘O Grande Circo Místico’, de Cacá Diegues
H2O Jesuíta Barbosa. ‘O Grande Circo Místico’, de Cacá Diegues

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil