O Estado de S. Paulo

Feira de Frankfurt na defesa de direitos

Começa hoje o maior evento do setor que nesta edição, a 70ª, também aposta na diversidad­e e na igualdade

- Rodrigo Zuleta / TRADUÇÃO DE CLAUDIA BOZZO

A Feira do Livro de Frankfurt, a maior do mundo no setor, que começa nesta quarta, 10, apostará este ano na diversidad­e e defesa dos direitos humanos, para os quais lançou uma campanha especial com o apoio da ONU. A conferênci­a de imprensa de abertura foi marcada pelos dois temas, tanto na apresentaç­ão do presidente da Associação Alemã de Livreiros, Heinrich Riethmülle­r, e do diretor Fair Juergen Boos, como com a presença da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie como convidada especial.

Riethmülle­r começou referindo-se a uma conferênci­a de Chimamanda de 2009, O perigo da história única, e afirmou que esse título aponta para um dos principais desafios da atualidade. “Ela nos mostra uma tática usada para discrimina­r os outros na qual tentam descrevê-los com uma única história ou em generaliza­ções, como quando se diz que todos os africanos são pobres ou todos os muçulmanos são violentos”, afirmou Riethmülle­r. “Essas generaliza­ções não ajudam a entender a realidade.”

Já a escritora falou que, apesar de ser conhecida por lutar pelos direitos das mulheres e contra a discrimina­ção racial, não se considera uma ativista. “Venho da Nigéria, onde há ativistas reais que colocam suas vidas em perigo, mas sou escritora e conto histórias.” Mas admitiu que a verdade deve ser contada e se deve combater o que é injusto, embora tenha perdido a ilusão de que essa atitude é sempre recompensa­da.

“Como escritora, estou comprometi­da com a arte, como cidadã com a justiça”, disse ela. “Atualmente, existem muitas histórias que nem todos querem ouvir. As histórias das mulheres não são realmente conhecidas, não são vistas como universais.”

 ?? FRIEDEMANN VOGEL/EFE ?? Campanha. Feira e ONU: respeito aos direitos humanos
FRIEDEMANN VOGEL/EFE Campanha. Feira e ONU: respeito aos direitos humanos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil