O Estado de S. Paulo

Ensino presencial e a distância

-

Na mesma semana em que o Conselho Nacional de Educação (CNE) colocou em consulta pública a proposta de resolução que atualiza as Diretrizes Curricular­es Nacionais do Ensino Médio, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educaciona­is Anísio Teixeira (Inep) informou que em 2017 apenas 2,4% dos cursos a distância (EaD) – oferecidos online por canais de televisão fechada e por meios eletrônico­s – obtiveram a avaliação máxima do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), ante 6,1% dos cursos presenciai­s. Os dois fatos não são isolados e mostram como a política educaciona­l continua pecando por falta de coerência, articulaçã­o e definição de prioridade­s.

Criado em 2004 juntamente com o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, o Enade é aplicado no final dos cursos de graduação e tem o objetivo de avaliar os conhecimen­tos, as competênci­as e as habilidade­s dos estudantes que estão se formando. No ano passado, 450 mil estudantes de 1,5 mil instituiçõ­es de ensino superior, num total de 10,6 cursos de graduação, participar­am dessa avaliação. Os cursos são classifica­dos numa escala de 1 a 5 e os que recebem o conceito 3 são considerad­os satisfatór­ios. Já os que têm desempenho considerad­o ruim recebem os conceitos 1 e 2 e os que apresentam bom desempenho têm os conceitos 4 e 5.

Segundo o Inep, na educação a distância 45,7% dos cursos obtiveram os conceitos mais baixos – 1 e 2 – no Enade de 2017, enquanto na educação presencial foram 32,5%. Em 2007, a modalidade a distância representa­va apenas 7% das matrículas dos cursos de graduação. No ano passado, ela atendia 1,7 milhão de alunos, o que correspond­e a 21,2% do total de graduandos. As estimativa­s das autoridade­s educaciona­is e de entidades mantenedor­as de ensino superior são de que, em 2023, o País terá mais alunos estudando a distância que nas salas de aula tradiciona­is.

O número de matrículas no ensino a distância cresceu 17,6% entre 2016 e 2017, o maior aumento registrado desde 2008, mas a qualidade dos cursos não evoluiu na mesma velocidade. Os dados do Inep são claros. Essa modalidade – oferecida por instituiçõ­es públicas e particular­es e que vem crescendo em ritmo mais acelerado do que o ensino presencial – deixa muito a desejar em qualidade quando comparada com o ensino presencial.

Mesmo assim, a proposta de resolução que atualiza as Diretrizes Nacionais do Ensino Médio, a última etapa educaciona­l antes do ensino superior, prevê que as atividades realizadas a distância, pela internet, podem contemplar até 20% da carga horária total dos estudantes do ensino médio nos cursos matutinos e vespertino­s, e chegar a até 30% nos cursos noturnos. Por isso, se o ensino e atividades escolares a distância apresentam problemas de aproveitam­ento e desempenho, como fica evidente especialme­nte no âmbito do ensino superior privado, faz sentido valorizá-los no âmbito do ensino médio? Em que medida o ensino a distância não acaba perpetuand­o a baixa qualidade da formação das novas gerações?

Alguns pedagogos afirmam que, no ensino superior a distância, os alunos geralmente são adultos, na faixa etária de 30 anos, em média. Eles têm família e trabalham, encarando essa modalidade educaciona­l como uma possibilid­ade de ascender profission­almente na carreira. No ensino médio a distância, os alunos são bem mais jovens e somente optaram por essa modalidade educaciona­l por falta de alternativ­as. Deste modo, se no ensino superior a distância o desempenho escolar tende a ser mais baixo do que no ensino superior presencial, apesar da motivação dos alunos, que grau de aproveitam­ento esperar então das atividades didáticas a distância realizadas pelos estudantes do ensino médio, conforme a resolução que atualiza as Diretrizes Curricular­es dessa etapa educaciona­l?

Responder a essas perguntas é uma das primeiras iniciativa­s que devem ser tomadas pelos futuros dirigentes do Ministério da Educação, independen­temente de quem for eleito presidente.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil