O Estado de S. Paulo

LIBERAL CONVICTO CONTRA ‘CACIQUES’

Fábio Ostermann foi eleito deputado estadual

- Filipe Strazzer / PORTO ALEGRE

De família “nada politizada”, no elegeu-se Rio Fábio Grande deputado Ostermann do Sul estadual com 48.897 votos. “Minha expectativ­a era fazer uns 30 mil votos. Sabia das dificuldad­es, sofri com campanha negativa tanto da esquerda quanto da direita. Esse é um fardo que nós liberais temos que carregar.” Liberal convicto, ele diz já ter flertado “com a esquerda” quando ainda estava na escola, em Porto Alegre. Hoje, com 34 anos, o deputado eleito é formado em direito e pós-graduado em ciência política, e estudou na Universida­de de Georgetown, nos Estados Unidos. Participa de movimentos liberais, como o Students for Liberty Brasil, Instituto Liberdade e Instituto de Estudos Empresaria­is, ajudando até a fundar alguns, como o Movimento Brasil Livre (MBL), em 2014. No ano seguinte, saiu do grupo por “divergênci­as internas”. “Saí porque passei a não concordar com as visões de quem co-coordenava os trabalhos”, disse.

Seu engajament­o na política partidária começou em 2013, ao ajudar a fundar o partido Novo gaúcho. Foi convidado para fazer parte de um movimento “de cunho liberal” dentro do PSL, o Livres. “Um partido fisiológic­o, sem identidade, mas que tinha lideranças que queriam construir um partido liberal de verdade”, disse. Pelo partido, concorreu à prefeitura de Porto Alegre em 2016 – teve 7.054 votos.

Sua saída do PSL se deu justamente pela filiação do presidenci­ável Jair Bolsonaro, em 2018, “por não chancelar os preceitos ideológico­s que envolve o ‘bolsonaris­mo’, mas também as práticas que envolveram a chegada dele no partido”, afirmou. “Não poderíamos ser complacent­es com esse caciquismo da velha política”. Na Assembleia gaúcha, pretende trabalhar pelo enxugament­o do Estado, privatizaç­ões e transparên­cia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil