O Estado de S. Paulo

UM HARE KRISHNA NA ASSEMBLEIA DO PARANÁ

Jorge Brand adotou o nome ‘Goura’ após viagem

- Katna Baran / CURITIBA

Onome na certidão de nascimento é Jorge Brand, mas, na urna, o eleitor encontrava a inscrição “Goura”, acompanhad­a da foto do jovem louro e barbudo. Eleito deputado estadual aos 39 anos com 37.366 votos – 37.º na lista de 54 parlamenta­res da Assembleia Legislativ­a do Paraná –, o hoje vereador do PDT de Curitiba adotou o nome aos 18 anos, em um batismo Hare Krishna após viagem à Índia.

Professor de ioga, mestre em filosofia, ele é adepto da cultura da paz e, desde jovem, ativista da ciclomobil­idade. Em 2007 foi multado por crime ambiental pela prefeitura de Curitiba por ter pintado clandestin­amente a primeira “ciclovia” da cidade. Depois, percebeu que, “do lado de dentro” da política , poderia fazer

mais do que tentar convencer os detentores do poder.

Goura já havia tentado ser deputado federal em 2014. Então no PV, não foi eleito, mas a visi- bilidade o colocou na equipe de Mobilidade da Secretaria de Trânsito de Curitiba. Na ocasião, contribuiu para a redução da velocidade no centro da cida- de, a criação da “calçada verde”, e de campanhas educativas – al- gumas remodelada­s pelo atual prefeito, Rafael Greca (PMN).

Vereador, foi além da defesa da bicicleta, fez um mandato combativo ao Executivo da Câ- mara Municipal. “O papel prin- cipal do Legislativ­o é de fiscali- zação do Executivo”, ressalta.

Apesar de listar como priori- dades a mobilidade urbana e a preservaçã­o do meio ambiente, Goura não quer ser conhecido como o deputado de uma pauta só. “Temos uma oportunida­de histórica de avançarmos em ou- tros temas, mesmo nesse mar adverso. Não podemos ficar num discurso populista”, apon- tou, definindo o “mar adverso” como o discurso político “que flerta com o autoritari­smo e com desrespeit­o aos direitos hu- manos”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil