O Estado de S. Paulo

Tite vê sauditas ‘rompendo linhas’ contra o Brasil

Técnico valoriza rival de hoje, em Riad, e espera mais dificuldad­es do que o time teve diante de EUA e El Salvador

- RIAD

Tite acredita que o amistoso de hoje, em Riad, contra a Arábia Saudita, às 15h (de Brasília), no estádio da Universida­de King Saud, vai oferecer um grau de dificuldad­e interessan­te à seleção brasileira, apesar de o adversário ser considerad­o inexpressi­vo no cenário mundial – 71.º no ranking da Fifa de setembro.

Para o técnico, o time saudita poderá exigir mais do Brasil do que EUA (2 a 0) e El Salvador (5 a 0), os dois primeiros jogos da seleção após cair nas quartas da Copa, na qual foi eliminada pela Bélgica com derrota por 2 a 1.

“A Arábia é uma equipe móvel, de qualidade de passe, não é um time estático, pragmático, isso gera grau de dificuldad­e maior. Ela rompe linhas. Teremos de nos adaptar às suas caracterís­ticas”, comentou. “Ela me dá oportunida­de de conhecer atletas diferentes, com estruturas táticas diferentes.”

Tite enfatizou a necessidad­e de o Brasil não apenas confirmar seu favoritism­o, mas ter uma boa atuação. A mesma meta é fixada para o jogo diante da Argentina, na terça, em Jeddah, também na Arábia Saudita. “Eu sou um cara meio sonhador. Gosto de convencer para vencer. Sempre é uma coisa muito ilusória, o resultado pelo resultado. Sei que tenho de ganhar, mas a Arábia Saudita também quer ganhar. Eu me atenho a um grande trabalho individual e coletivo. É um pouquinho poético, mas é como vejo futebol.”

Ao ser questionad­o se ficou mais aliviado com o fato de a eliminação no Mundial ter tirado um pouco daquela áurea de “técnico perfeito”, Tite garantiu que não achava que poderia merecer esse estereótip­o. E lembrou que nem sempre consegue manter a calma em campo. “Eu não me considerav­a assim, me incomodava, tem dias que sou insuportáv­el. Vencer ensina e perder ensina.”

Ataque. Tite vai escalar Gabriel Jesus contra os sauditas para usar Firmino diante dos argentinos. Ele valoriza o jogador do City, mas sabe que o atacante do Liverpool está melhor.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil