O Estado de S. Paulo

Liberação do PIS/Pasep sustenta alta de 1,3% do varejo

Melhora em agosto na comparação com julho surpreende­u analistas já que sete das oito atividades tiveram alta

- Daniela Amorim / RIO Caio Rinaldi / SÃO PAULO

O comércio varejista surpreende­u positivame­nte em agosto. As vendas cresceram 1,3% em relação a julho, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Comércio divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístic­a (IBGE).

“Foi bem positivo. É importante lembrar que o resultado contou com o efeito da liberação de recursos do PIS/Pasep, ainda que bem moderado”, comentou a analista Isabela Tavares, da Tendências Consultori­a Integrada.

A especialis­ta comparou a medida com a liberação de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), no ano passado. “Foi menor que o FGTS, e a população beneficiad­a tem uma idade mais avançada, com endividame­nto mais elevado, mas também bate um pouco no consumo”, justificou Tavares.

Sete das oito atividades pesquisada­s no comércio varejista registrara­m expansão na passagem de julho para agosto. O desempenho superou as expectativ­as dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que esperavam uma alta mediana de 0,10% no varejo como um todo.

“A alta no varejo praticamen­te recupera a perda dos três meses anteriores”, observou Isabella Nunes, gerente na Coordenaçã­o de Serviços e Comércio do IBGE.

De maio a julho, o varejo tinha acumulado uma perda de 1,5%. No entanto, as vendas do varejo do terceiro trimestre estão a caminho de uma expansão consideráv­el, que seria a sétima consecutiv­a, indicando que o consumo, embora longe de ser brilhante, não tem sido um grande obstáculo à expansão, escreveu em relatório o sóciodiret­or da Schwartsma­n & Associados, Alexandre Schwartsma­n.

Segundo Isabella Nunes, o varejo mantém uma trajetória de cresciment­o lento e gradual.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil