O Estado de S. Paulo

Senado dos EUA pede explicaçõe­s ao Google

-

Três senadores republican­os dos Estados Unidos pediram ontem que o Google explique por que atrasou a divulgação da falha de segurança de sua rede social Google+. A vulnerabil­idade, divulgada nesta segunda-feira, 8, colocou em risco dados pessoais de 500 mil usuários.

A carta foi enviada pelo senadores John Thune, Jerry Moran e Roger Wicker. De acordo com uma reportagem do jornal americano The Wall Street Journal, o erro no código do Google+ foi descoberto em março, durante uma revisão interna da empresa. No entanto, disse a publicação, os executivos do Google atrasaram o anúncio dos problemas no Google+ devido a preocupaçõ­es com a reputação da empresa e o perigo de desencadea­r novos pedidos de regulament­ação sobre a gigante de buscas.

“O Google deve se mostrar mais acessível para o público e para legislador­es, se a empresa quiser manter ou reconquist­ar a confiança dos usuários de seus serviços”, disse o documento escrito pelos senadores.

Os senadores questionar­am se a vulnerabil­idade foi revelada antes para alguma agência federal, como a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês), e se existem “incidentes similares que não foram divulgados publicamen­te”.

O Google não respondeu imediatame­nte os pedidos de comentário. Após divulgar a falha, a empresa decidiu desativar a rede social Google+ nos próximos meses.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil