O Estado de S. Paulo

masterclas­ses gratuitas formam artistas e plateias

Mais de 2 mil estudantes de música e 6 mil ouvintes já participar­am dos encontros realizados pelo Mozarteum Brasileiro

-

Para quem sonha em se tornar músico profission­al ou simplesmen­te aprecia o repertório sinfônico, estar diante de um virtuose é sempre uma oportunida­de especial. É o que acontece, por exemplo, na chamada masterclas­s. Trata-se de uma espécie de aula magna, em que artistas consagrado­s compartilh­am com jovens estudantes e iniciantes suas práticas, ideias e conceitos musicais.

Pioneiro no País, o Mozarteum Brasileiro promove esses encontros didáticos há 18 anos, sempre gratuitos e abertos ao público. Com isso, reforça sua vocação para a educação musical e a formação de plateias: em mais de 400 ações, já contemplou mais de 2 mil alunos e 6 mil ouvintes.

A próxima delas acontece entre os dias 26 e 30 de novembro, na sede da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP). Desta vez, o convidado será o violinista alemão Oscar Bohórquez. Um dos mais promissore­s Com quase dez anos de experiênci­a internacio­nal, ele é visto como um dos mais promissore­s músicos da atualidade. Já se apresentou como solista ao lado da Filarmônic­a de Londres, das sinfônicas de Stuttgart e Nuremberg e, por aqui, com a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro, em recentes edições do Festival de Música em Trancoso (BA). “Sei que há muitos jovens brasileiro­s talentosos, focados em progredir. Espero poder ajudá-los na compreensã­o da música, seus estilos e desafios técnicos. Além, é claro, de inspirá-los”, diz.

Para saber mais, acesse: bit.ly/mozarteumb­rasileiro

As masterclas­ses se assemelham a aulas magnas com artistas consagrado­s

 ??  ?? Entre 26 e 30 de novembro, o violinista alemão Oscar Bohórquez estará na Escola de Música Tom Jobim, em São Paulo
Entre 26 e 30 de novembro, o violinista alemão Oscar Bohórquez estará na Escola de Música Tom Jobim, em São Paulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil