O Estado de S. Paulo

Jesus marca na vitória da seleção

Atacante, que passou em branco na Copa, faz o primeiro nos 2 a 0 sobre a Arábia Saudita, em jogo bastante fraco

- Gabriel Melloni

A seleção brasileira nem precisou se esforçar tanto, como nos jogos anteriores contra EUA e El Salvador. Jogou um futebol pobre, sonolento até. Mas fez o suficiente para vencer a Arábia Saudita por 2 a 0, em duelo em que Gabriel Jesus voltou a marcar pelo time de Tite após passar em branco na Copa. Alex Sandro, já nos acréscimos da etapa final, fez o outro gol, quando os árabes estavam com dez em campo, consequênc­ia da expulsão de seu goleiro.

Foi a terceira vitória da equipe após a derrota para a Bélgica nas quartas de final do Mundial da Rússia, com nove gols marcados e nenhum sofrido. Nos pósCopa, porém, a seleção só enfrentou rivais frágeis. No mês passado, derrotou Estados Unidos (2 a 0) e El Salvador (5 a 0).

Pelo menos o próximo amistoso será contra um adversário de peso e tradição. Na terça, o Brasil joga contra a Argentina.

Talvez pensando em motivar os jogadores, Tite tem mexido na equipe desde a Copa e ontem deu chances para atletas como Ederson, Pablo, Fabinho, Alex Sandro e também Renato Augusto. Todos foram titulares. Ao longo do confronto, ainda entraram Lucas, Walace, Arthur e Richarliso­n, que tentam ganhar espaço no novo grupo.

Ainda assim, a equipe foi pouco inspirada. Jogou com lentidão, reflexo do forte calor na cidade saudita. O time de Tite pecou pela falta de criativida­de.

Mais uma vez a seleção dependeu de Neymar. As principais chances de gol foram criadas pelo atacante do Paris Saint-Germain, quase sempre pelo meio, com liberdade para atacar.

Em um de seus lampejos em campo, Neymar deu passe perfeito para Gabriel Jesus marcar. O lance aconteceu aos 42 minutos do primeiro tempo. Foi seu primeiro gol com a camisa amarela desde o amistoso contra a Áustria às vésperas da Copa.

Foi Neymar também quem deu a assistênci­a para o gol de Alex Sandro, já nos acréscimos do segundo tempo, de cabeça.

Gabriel Jesus, que havia ficado fora dos amistosos do mês passado, fez sua primeira partida pela seleção depois do Mundial. E sentiu-se aliviado com o retorno e com o gol. “Fico muito feliz pela volta à seleção, pela confiança do treinador, de todos da comissão, do grupo. O que passou, já passou. Aprendi, bola para frente e estou muito contente de voltar à seleção, jogar e fazer gol”, disse o atacante, em entrevista ao SporTV.

O jogador do Manchester City está superando a decepção do Mundial. “Para quem tem ambição, é claro que fiquei chateado. Cheguei ao Brasil, depois da Copa, muito apegado à minha mãe, em casa, à minha família. Eles me ajudaram, me apoiaram. Claro que não foi a Copa dos meus sonhos, individual­mente e coletivame­nte. Espero que daqui para frente as coisas voltem ao normal.”

Alex Sandro, preterido no grupo da Copa, mas sempre elogiado por Tite, ganhou novos pontos com o treinador. Ele fez partida discreta, mas demonstrou oportunism­o e sentido de colocação ao penetrar na área e completar de cabeça um escanteio cobrado por Neymar. “Muito bom marcar. Esse gol vai para a minha filhinha, que acabou de fazer dois anos. Não pude estar com ela e esse é o presente”, dedicou. “Temos a consciênci­a de que devemos melhorar. É lógico que o clima influencia, os jogadores novos também, que precisam se entrosar mais.”

O amistoso de ontem teve a utilização do recurso do árbitro de vídeo no segundo tempo. Aos 39 minutos, o árbitro holandês Danny Makkelie acionou o VAR após um lance em que o goleiro Al-Owais colocou a mão na bola fora da área em conclusão do atacante Richarliso­n. Depois da consulta, o árabe recebeu cartão vermelho.

Gabriel Jesus ATACANTE DA SELEÇÃO BRASILEIRA ‘Aprendi, bola para frente e estou muito contente de voltar à seleção, jogar e fazer gol’

 ?? WALEED ALI/REUTERS ?? Em paz com o gol. Gabriel Jesus teve boa participaç­ão e abriu o caminho para a vitória brasileira contra os sauditas
WALEED ALI/REUTERS Em paz com o gol. Gabriel Jesus teve boa participaç­ão e abriu o caminho para a vitória brasileira contra os sauditas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil