O Estado de S. Paulo

Show mais recente da banda em São Paulo foi em 1989

-

Era abril de 1989 quando Nick Cave desembarco­u no Brasil para três shows – um no Rio, dois em SP, as únicas apresentaç­ões do Bad Seeds até hoje no Brasil. No ‘Jornal da Tarde’ de 17 de abril, Cristina Iori informava que cerca de 4 mil pessoas comparecer­am aos shows em São Paulo, no Projeto SP, e que Cave fez versões de ‘500 Miles’, de Peter, Paul e Mary, e ‘Hey, Joe’, de Jimi Hendrix. “O som à la The Bad Seeds pode ser comparado a um bom banho com lixa. Dói, mas limpa profundame­nte”, escreveu. Segundo a reportagem, um especial foi gravado pela TV Cultura. e também de um período de casamento e paternidad­e recentes. “É uma torrente de memórias. É emocionant­e estar de volta. Algumas das noites mais memoráveis e prazerosas da minha vida foram no bar do Pedro (a Mercearia São Pedro, local que visitou na sexta, 12), era diferente, eu podia sentar num bar e apenas beber, ficar quieto.”

Cave diz estar em bons termos tanto com Viviane Carneiro quanto com Luke, seu filho paulistano. “Não vim aprender a cultura, vim porque me apaixonei. É muito difícil viver no Brasil sem sofrer influência­s.”

A ligação com o País faz o músico demonstrar interesse pela situação política turbulenta. Quando questionad­o sobre como a sua música se relaciona com o ambiente social, ele garante que esse não é o seu alvo.

“Obviamente, é uma situação desesperad­ora aqui no Brasil, parece haver um nível diferente de ódio. Mas não resolvemos os problemas do mundo, deixo esse trabalho para o Roger Waters”, ironizou. “Minha música não desafia a sociedade, mas as pessoas que a ouvem. Nosso show tenta ser transforma­dor. Esperamos que as pessoas saiam dali restaurada­s de algum jeito.” No estado atual de todas as coisas, não é recomendáv­el negar qualquer possibilid­ade de redenção.

 ?? LUIS ANTONIO COSTA ??
LUIS ANTONIO COSTA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil