Papa ca­no­ni­za Os­car Ro­me­ro e Pau­lo VI

Ce­rimô­nia na Pra­ça de São Pe­dro reu­ni­rá ho­je pe­re­gri­nos do mun­do in­tei­ro; mais cin­co be­a­tos, to­dos eu­ro­peus, se­rão pro­cla­ma­dos santos

O Estado de S. Paulo - - Primeira Página - Jo­sé Ma­ria May­rink EN­VI­A­DO ES­PE­CI­AL / VA­TI­CA­NO

O papa Fran­cis­co vai ca­no­ni­zar ho­je, du­ran­te a ce­le­bra­ção de mis­sa so­le­ne na Pra­ça de São Pe­dro, no Va­ti­ca­no, Pau­lo VI, d. Os­car Ro­me­ro e mais cin­co be­a­tos eu­ro­peus. En­tre eles es­tá Nun­zio Sul­pri­zio, um jo­vem de 19 anos que nas­ceu em Pes­ca­ra, na Itália, e foi ope­rá­rio e apren­diz de fer­rei­ro. A ce­rimô­nia es­tá mar­ca­da pa­ra as 10h30 no ho­rá­rio lo­cal (5h30 em Bra­sí­lia).

A Ofi­ci­na pa­ra a Ca­no­ni­za­ção, da Ar­qui­di­o­ce­se de San Salvador, ca­pi­tal de El Salvador, da qu­al d. Os­car Ra­nul­fo Ro­me­ro y Gal­da­mez foi arcebispo por pou­co mais de três anos, or­ga­ni­zou uma ca­ra­va­na pa­ra as­sis­tir à ce­le­bra­ção. De­ve­rão par­ti­ci­par qua­se 7 mil ro­mei­ros saí­dos de El Salvador, se­gun­do o car­de­al sal­va­do­re­nho Gre­go­rio Ro­sa Cha­vez. Es­ses pe­re­gri­nos es­tão alo­ja­dos em ho­téis e ca­sas re­li­gi­o­sas em Ro­ma.

O mai­or nú­me­ro do pú­bli­co se­rá for­ma­do por de­vo­tos do Nor­te da Itália, da re­gião de Bres­cia e de Mi­lão, on­de Gi­o­van­ni Mon­ti­ni exer­ceu o apos­to­la­do, an­tes de ser elei­to papa em 1963, quan­do as­su­miu o no­me de Pau­lo VI. Es­pe­ra-se uma mul­ti­dão pró­xi­ma de um mi­lhão de fiéis, so­man­do-se as ca­ra­va­nas de de­vo­tos de to­dos os no­vos santos. A ce­rimô­nia de ca­no­ni­za­ção de São João XXIII e de São João Pau­lo II, em 2014, reu­niu apro­xi­ma­da­men­te 800 mil pes­so­as, se­gun­do es­ti­ma­ti­vas do Va­ti­ca­no.

Fa­le­ci­do em Cas­tel­gan­dol­fo, aos 80 anos, em 6 de agos­to de 1978, após 15 anos de pon­ti­fi­ca­do, Pau­lo VI foi be­a­ti­fi­ca­do pe­lo papa Fran­cis­co, com a pre­sen­ça do papa emé­ri­to Ben­to XVI, em 19 de ou­tu­bro de 2014. Seu cor­po es­tá se­pul­ta­do na Ba­sí­li­ca de São Pe­dro em um tú­mu­lo sim­ples, co­mo pe­diu em seu tes­ta­men­to.

Já d. Os­car Ro­me­ro foi be­a­ti­fi­ca­do em maio de 2015. O papa Fran­cis­co em­pe­nhou-se pes­so­al­men­te em seu pro­ces­so de ca­no­ni­za­ção, que vi­nha sen­do man­ti­do em ba­nho-ma­ria na Con­gre­ga­ção pa­ra as Cau­sas dos Santos du­ran­te os pon­ti­fi­ca­dos de João Pau­lo II e de Ben­to XVI.

Co­mo már­tir, ele não pre­ci­sa­ria do re­co­nhe­ci­men­to de um mi­la­gre pa­ra ser de­cla­ra­do san­to, mas foi apre­sen­ta­do um: a cu­ra uma mu­lher que so­fria gra­ve ris­co de mor­rer de parto.

Os bis­pos de El Salvador pe­di­ram que Os­car Ro­me­ro fos­se ca­no­ni­za­do em San Salvador ou na Ci­da­de do Pa­na­má, on­de Fran­cis­co par­ti­ci­pa­rá, em ja­nei­ro,

da Jornada Mundial da Ju­ven­tu­de. Co­mo não po­de­ria vi­a­jar a El Salvador e não que­ria en­cai­xar a ca­no­ni­za­ção na Jornada, o papa mar­cou a ce­rimô­nia

pa­ra a Pra­ça de São Pe­dro.

Ao con­trá­rio dos be­a­tos, que têm cul­to li­mi­ta­do, os santos po­dem ser ve­ne­ra­dos no mun­do in­tei­ro.

JO­SÉ MA­RIA MAY­RINK / ES­TA­DÃO - 21/3/1980

Úl­ti­ma ima­gem. Ro­me­ro, três di­as an­tes de mor­rer: ele foi be­a­ti­fi­ca­do pe­lo papa em 2015

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.