O Estado de S. Paulo

Rodada confronta gaúchos e paulistas

Quatro candidatos ao título se enfrentam hoje: o Grêmio tenta frear o líder Palmeiras no Pacaembu enquanto São Paulo e Inter duelam no Beira-Rio

-

Em jogos que podem redefinir as primeiras posições no Brasileiro, o Internacio­nal recebe o São Paulo e o Palmeiras enfrenta o Grêmio.

Dois jogos de hoje da 29.ª rodada podem encaminhar destinos no Campeonato Brasileiro. Quatro equipes diretament­e envolvidas com a disputa do título se encaram em partidas “decisivas” para o bem ou para o mal. É hora de mostrar força ou ficar para trás na corrida – depois da jornada, vão faltar nove partidas para o fim da competição. Não seria demais supor que Grêmio, São Paulo e Internacio­nal tentam impedir que o Palmeiras abra mais vantagem na liderança. O tricolor gaúcho de Renato tem a missão de frear o time do amigo Luiz Felipe Scolari. Palmeiras (56 pontos) e Grêmio (51) se enfrentam no Pacaembu porque o Allianz Parque está reservado para evento.

Mesmo fora de seu estádio, o time alviverde é favorito depois de uma semana “limpa” de trabalho. Felipão deve mandar a campo o que tiver de melhor à mão, descontand­o suspensões (Felipe Melo), lesões e atletas envolvidos com suas respectiva­s seleções em amistosos Fifa.

O desafio do Grêmio é ganhar em São Paulo e melhorar sua condição na tabela, mas, acima de tudo, impedir que o rival some pontos e se distancie mais.

Ocorre que Renato tem muitos problemas para escalar seu Grêmio. A maioria das baixas é por contusão, como Ramiro, em recuperaçã­o de estirament­o no joelho direito, e Marcelo Grohe e Everton, com lesões musculares, e em tratamento. Kannemann serve a seleção da Argentina, que joga com o Brasil, de Tite, na terça-feira.

Inter e São Paulo se enfrentam no Beira-Rio, em Porto Alegre. Ambos já estiveram no lugar do Palmeiras, liderando o Nacional, mas perderam terreno e agora estão em posição delicada, principalm­ente porque medem forças numa rodada em que não podem sequer pensar no empate. Se esse duelo não tiver um vencedor, ambos ficarão para trás caso o Palmeiras derrote o Grêmio no mesmo horário – os dois confrontos estão marcados para começar às 16h.

Um ponto separa Inter e São Paulo, 53 a 52. O retrato atual dos rivais reflete cenários parecidos. O São Paulo “parou” no returno, não consegue ter o bom rendimento de outrora, coletivo e individual­mente, e deixou de somar pontos preciosos contra adversário­s teoricamen­te mais fracos, como Botafogo (2 a 2) e América-MG (1 a 1). Nas últimas cinco rodadas, o time fez apenas seis dos 15 pontos em disputa.

O Inter é ligeiramen­te melhor porque está na frente. Uma derrota em casa, porém, pode abalar o grupo. Dos 15 pontos em jogo nas últimas cinco apresentaç­ões, somou sete, com duas vitórias e um empate.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil