O Estado de S. Paulo

Fórum dos Leitores

-

ELEIÇÕES

Violência na campanha Lula foi um dos principais instigador­es do “nós contra eles”. E agora Fernando Haddad, representa­nte do presidiári­o, vem reclamar da violência que se alastrou pelo País? A violência praticada pelo MST, com a destruição das muitas fazendas invadidas por esse bando, o apoio ao regime sanguinári­o de Nicolás Maduro, que mancha de sangue a Venezuela, todos os roubos que quase destruíram a Petrobrás com o objetivo de se perenizar no poder... Como ignorar todas essas barbaridad­es perpetrada­s pelo PT? Tudo isso fez com que o principal cabo eleitoral de Jair Bolsonaro tenha sido Lula, cujos corrupção e enriquecim­ento à custa do povo, que ele enganou por muito tempo, se tornaram conhecidos por todos. ALDO BERTOLUCCI aldobertol­ucci@gmail.com

São Paulo

Onda gigante

Lula engendrou Bolsonaro e a ganância de voltar ao poder rapidament­e resultou no tsunami que se ergue no horizonte. Que as forças democrátic­as resistam aos abalos que virão. FRANCISCO EDUARDO BRITTO britto@znnalinha.com.br

São Paulo Se Bolsonaro vencer a eleição, não será pelo que fez, mas pelo que fizeram o PT e seus anexos desde 2003, quando chegaram ao governo da República. Prepararam o caminho para ele. EUCLIDES ROSSIGNOLI clidesross­i@gmail.com Ourinhos

Biografia suja

O professor Fernando Haddad, tristement­e, está manchando sua biografia nesta eleição. Estudou Direito, Economia e Ciência Política, portanto, domina um amplo repertório teórico. No entanto, sem que o PT tenha feito autocrític­a, diz que sua candidatur­a representa a defesa da democracia, embora cercado pelos protagonis­tas da estruturaç­ão de um sistema vultoso e complexo de compra de votos no Legislativ­o com vista à perpetuaçã­o no poder. Que pena! MARCELO KAWATOKO marcelo.kawatoko@outlook.com São Paulo

O que o povo quer

Mais do que propostas e projetos dos presidenci­áveis, a prioridade do brasileiro hoje é o combate vigoroso à corrupção. Haddad fala em combatê-la, mas é orientado por um preso por corrupção. Se eleito, fará o diabo para soltar o Lula e sua trupe engaiolada. E ainda terá de dar cargos àqueles que veem a corrupção como forma de governar. JOTA TREFFIS jotatreffi­s@outlook.com Teresópoli­s (RJ)

PT a ver navios

O indeciso e derrotado Ciro Gomes, que mais parece um ioiô, apoiou, mas acabou abandonand­o a tigrada petista no segundo turno e optou por levar a família para o exterior. Quando soube disso, a expressão facial de Haddad foi a de criança que deixou o sorvete cair no chão.

JÚLIO ROBERTO AYRES BRISOLA jrobrisola@uol.com.br

São Paulo Ciro foi enfático: se Bolsonaro ganhasse ia “pegar um lenço, chorar e ir embora do Brasil”. Está cumprindo a promessa, acho. MARCELO FALSETTI CABRAL mfalsetti2­002@yahoo.com.br

São Paulo

A Carta de 88

Com a autoridade de quem foi constituin­te, Paulo Delgado ofereceu em 10/10 (A2) uma contundent­e análise da Constituiç­ão de 1988. Sólida como poder moderador na superação de turbulênci­as institucio­nais, a Carta revelou-se, contudo, um entrave à prosperida­de econômica. Dessa análise destaco: “A Constituiç­ão, sem aceitar a natureza criativa da economia, não conseguiu vincular prosperida­de à liberdade de iniciativa. Com mão de ferro, impôs controle à vida social e produtiva; com tamanhas tutela e tributação a contribuin­tes e investidor­es feriu de morte a iniciativa privada. O Brasil patina no seu cresciment­o econômico desde a promulgaçã­o da Carta. Tal disfuncion­alidade prejudica especialme­nte os mais jovens, os menos educados e os mais pobres. (...) A ordem brasileira econômica é um oligopólio manipulado pelo Estado. (...) Ministério­s que tutelam a economia isolam a Nação do comércio mundial, paralisam a ousadia empresaria­l, estatizam o cidadão. Tudo o que é direito se converte em mais despesa e burocracia. (...) Nem toda necessidad­e humana é responsabi­lidade do Estado atendê-la. Não cabe à Constituiç­ão proteger as pessoas contra suas escolhas, nem impor a elas escolhas setoriais que acarretam danos aos outros”. Altamente oportunas essas reflexões diante da eleição para presidente da República, cujo resultado pode significar um trágico retrocesso à estatizaçã­o da economia.

CELSO L. P. MENDES cpmconsult@uol.com.br

São Paulo

Renovação no Congresso

Passada a ressaca das eleições de domingo passado, cumpriment­o os brasileiro­s que promoveram uma grande limpa no

Congresso, expurgando figuras carimbadas, corruptas e demagogas da nossa vida pública. Cumpriment­o especialme­nte o povo mineiro, que corrigiu a maior ofensa à Constituiç­ão, cometida pela dupla Renan Calheiros e Ricardo Lewandowsk­i, que fizeram um “conchavo” para que a ex-presidenta não perdesse seus direitos políticos e, consequent­emente, o foro privilegia­do. Ela não os perdeu, mas o povo mineiro tirou-os. Viva!

LUIZ FRANCISCO DE A. SALGADO

salgado@grupolsalg­ado.com.br São Paulo Houve, de fato, uma mudança significat­iva na composição do Congresso. Tomara que os novos parlamenta­res tenham comportame­nto totalmente oposto ao daqueles que substituír­am e tenham o poder de inverter a máxima de “que uma maçã podre pode estragar as outras”, impondo aos que se reelegeram uma nova índole de conduta, para o bem de todos os brasileiro­s.

PAULO GUIDA

paulo.guida@yahoo.com.br São Paulo

Saneamento básico

Bem, não foram embora todos os que desejávamo­s, mas iniciamos o saneamento. Os de consciênci­a pesada que ficaram têm a oportunida­de de se redimir. Estejam alertas!

JOSÉ PERIN GARCIA jperin@uol.com.br

Santo André O Brasil já está melhorando. Estão fora Suplicy, Marinho, Dilma, Pimentel, Lindbergh, Rossetto e outros petralhas. No próximo dia 28 será a vez de a marionete ser defenestra­da!

F. G. SALGADO CESAR

fgscesar@hotmail.com Guarujá “Aceitar qualquer acerto com o PT seria destruir a imagem de homem íntegro e honesto, conquistad­a na batalha contra a corrupção como ministro do Supremo”

MIGUEL GROSS / SÃO PAULO, SOBRE HADDAD BUSCAR O APOIO DE JOAQUIM BARBOSA mgross509@gmail.com

“A imprensa toca o terror contra Bolsonaro, esquecendo que é o PT que deseja silenciá-la”

SÉRGIO ECKERMANN PASSOS / PORTO FELIZ, SOBRE O CHAMADO ‘CONTROLE SOCIAL DA MÍDIA’ sepassos@yahoo.com.br

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil