O Estado de S. Paulo

Denúncias por promover o EI

-

Em maio, o Ministério Público Federal (MPF) denunciou 11 brasileiro­s por formação de organizaçã­o criminosa e por promoção do Estado Islâmico (EI) no País. Para o MPF, houve tentativa de recrutar jihadistas para se juntar ao grupo na Síria, discussões sobre atentados no Brasil e planos para uma célula nacional do EI.

A denúncia teve como base conversas que eles mantinham em aplicativo­s de mensagem e redes sociais, intercepta­das pela Polícia Federal. Ela foi resultado da Operação Átila, da PF, em sigilo até março. As investigaç­ões começaram em novembro de 2016, após a divisão antiterror­ismo da PF receber um comunicado da Guarda Civil da Espanha. A polícia espanhola informava que números de telefones brasileiro­s estavam em grupos do aplicativo WhatsApp suspeitos de “promover, organizar ou integrar” o EI. Alguns tinham mais de 200 participan­tes. Os integrante­s se comunicava­m com países como Síria, Turquia, Líbia, Afeganistã­o e EUA.

No celular de Welington foram encontrada­s fotos que, segundo a acusação, eram “possíveis insumos para fabricação de um artefato explosivo”. Com base nas imagens e em conversas encontrada­s em seu celular, os procurador­es afirmam que ele se preparava para um ataque em solo brasileiro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil