De­nún­ci­as por pro­mo­ver o EI

O Estado de S. Paulo - - Internacional -

Em maio, o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral (MPF) de­nun­ci­ou 11 bra­si­lei­ros por for­ma­ção de or­ga­ni­za­ção cri­mi­no­sa e por pro­mo­ção do Es­ta­do Is­lâ­mi­co (EI) no País. Pa­ra o MPF, hou­ve ten­ta­ti­va de re­cru­tar jiha­dis­tas pa­ra se jun­tar ao gru­po na Sí­ria, dis­cus­sões so­bre aten­ta­dos no Bra­sil e pla­nos pa­ra uma cé­lu­la na­ci­o­nal do EI.

A de­nún­cia te­ve co­mo ba­se con­ver­sas que eles man­ti­nham em apli­ca­ti­vos de men­sa­gem e re­des so­ci­ais, in­ter­cep­ta­das pe­la Po­lí­cia Fe­de­ral. Ela foi re­sul­ta­do da Ope­ra­ção Áti­la, da PF, em si­gi­lo até mar­ço. As in­ves­ti­ga­ções co­me­ça­ram em no­vem­bro de 2016, após a di­vi­são an­ti­ter­ro­ris­mo da PF re­ce­ber um co­mu­ni­ca­do da Gu­ar­da Ci­vil da Es­pa­nha. A po­lí­cia es­pa­nho­la in­for­ma­va que nú­me­ros de te­le­fo­nes bra­si­lei­ros es­ta­vam em gru­pos do apli­ca­ti­vo WhatsApp sus­pei­tos de “pro­mo­ver, or­ga­ni­zar ou in­te­grar” o EI. Al­guns ti­nham mais de 200 par­ti­ci­pan­tes. Os in­te­gran­tes se co­mu­ni­ca­vam com paí­ses co­mo Sí­ria, Tur­quia, Lí­bia, Afeganistão e EUA.

No ce­lu­lar de We­ling­ton fo­ram en­con­tra­das fotos que, se­gun­do a acu­sa­ção, eram “pos­sí­veis in­su­mos pa­ra fa­bri­ca­ção de um ar­te­fa­to ex­plo­si­vo”. Com ba­se nas ima­gens e em con­ver­sas en­con­tra­das em seu ce­lu­lar, os pro­cu­ra­do­res afir­mam que ele se pre­pa­ra­va pa­ra um ata­que em so­lo bra­si­lei­ro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.