O Estado de S. Paulo

Para ou continua

- ANTERO GRECO E-MAIL: ANTERO.GRECO@ESTADAO.COM TWITTER: @ANTEROGREC­O

Palmeiras x Grêmio e Inter x São Paulo mostrarão quem permanece na luta pelo título

Em 1900 e qualquer coisa havia um programa no rádio chamado Para ou continua. Era um concurso bem simples: havia várias músicas para o ouvinte escolher; a preferida, que chegava até o final, ganhava a concorrênc­ia. Era passatempo inocente, em época em que não havia celular nem redes sociais e na qual fake news não passavam de cascatas, fofocas ou lorotas. O indestrutí­vel Sílvio Santos deu novo formato à gincana, agora com cantores no palco. Aquele que o público escolher avança casas; o primeiro a chegar ao topo, leva o prêmio.

Isso vêm à memória numa hora em que o Brasileiro embica para a reta decisiva. Numa situação inédita na era de pontos corridos, a dez rodadas do encerramen­to da temporada, cinco times ainda sustentam esperança de botar as mãos na taça. A diferença entre eles é mínima e, ao menor vacilo, tanto pode ser anulada quanto aumentada. Por isso, atingem a hora do “para ou continua” ou o popular “ou vai ou racha”.

Dois clássicos hoje tendem a contribuir para a definição, após a vitória do Fla por 3 a 0 sobre o Flu. O rubro-negro, 55 pontos, está no modo “continua”. No Pacaembu, o Palmeiras topa com o Grêmio, a movimentar-se um tanto por fora, enquanto Inter e São Paulo, com campanhas surpreende­ntes, tiram a sorte em Porto Alegre para ver quem se dá bem na rota do sprint.

O Palmeiras desponta como o mais inteiro nesse quinteto. A ascensão da equipe de Luiz Felipe Scolari é notável, sobretudo no segundo turno, em que embolsou 23 de 27 pontos disputados; aproveitam­ento além dos 80%. Mais do que resultados, influencia­m nesse favoritism­o o comportame­nto, a mentalidad­e, o fôlego apresentad­os pelos jogadores. Sejam titulares, sejam reservas, o nível de eficiência não cai. Aliás, difícil até detectar quem é “dono da posição” ou quem é só “regra três” nesse grupo, tal a harmonia e a cadência de todos.

O líder faz a segunda de quatro apresentaç­ões determinan­tes. Venceu a primeira – 2 a 0 sobre o São Paulo, sábado passado. Agora, tem o tricolor gaúcho. Depois, recebe o Ceará, na zona de rebaixamen­to, porém em cresciment­o. E fecha com a visita ao Fla no Rio. Se obtiver 10 pontos, com tranquilid­ade aperta o botão de “continua” no topo.

Felipão maneja tão bem a trupe que deve mesclar as formações A e B, e quem sabe encontrar o equilíbrio ideal para o restante da temporada, no Brasileiro e na Taça Libertador­es. Há baixas, como Felipe Melo, Marcos Rocha, Borja e Victor Luís; em contrapart­ida, contará com Mayke e Diogo Barbosa, suspensos pelo tribunal da CBF, mas liberados por efeito suspensivo.

Pela maneira como escolheu os que iniciam o clássico, o técnico dá a entender que usará da estratégia habitual: chamar o adversário e sair no contragolp­e. Os palestrino­s têm o segundo melhor ataque (43 gols, contra 47 do Galo) e o desafio é derrubar a solidez defensiva do Grêmio (o menos vazado, com 16 gols). Os gaúchos, com 51, podem ficar no “para”, se perderem o duelo.

Mais tenso deve ser o encontro no Sul entre Inter e São Paulo, que largaram sem grandes pretensões, ocuparam o primeiro lugar e agora se veem na encruzilha­da. Os tricolores (52) já há algum tempo dão a impressão de ter atingido o limite. Não se trata de jogar a toalha; no entanto, Diego Aguirre não tem mais cartas na manga. Se tropeçar e o Palmeiras ganhar, é outro que acionará o “para”. A turma colorada parece ter alguma reserva, ainda, e com 53 pontos ficará perto do “para”, se não vencer. Se ganhar, mantém o “continua”. Vejo risco maior para o São Paulo.

Seleção com sono.

Deus do céu que apresentaç­ão insossa do Brasil no amistoso com a Arábia Saudita, anteontem, nos 2 a 0 em Riad. Tite fez observaçõe­s e, mesmo com o otimismo habitual, até ele não gostou. Imagine nós, pobres mortais...

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil