O Estado de S. Paulo

Estádios da ‘Copa das 1001 Noites’

- C.N.

O Catar parece mesmo disposto a não poupar esforços para tornar seu Mundial o melhor de todos, a “Copa das 1001 Noites”, em referência aos fantástico­s contos da literatura árabe. Será também a primeira Copa do Mundo de sua seleção.

Para 2022, o Catar trabalha na construção de sete estádios, além de já ter pronto, totalmente reformado, o Khalifa Internatio­nal Stadium, para 40 mil torcedores. Inaugurado em 1976, já sediou o Mundial de Juniores de 1995, os Jogos Asiáticos de 2006 e a Copa Asiática de 2011.

Um dos estádios em construção é o Al Wakrah, também para 40 mil espectador­es e com inauguraçã­o prevista para 2019. Al Wakrah é a segunda maior cidade do país e faz limite, ao leste, com as praias do Golfo Pérsico. Também a ser aberto ao público no próximo ano, o Al Bayt Stadium (60 mil) está na cidade de Al Khor, 60 km ao norte da capital. Será o mais distante de Doha, epicentro da Copa.

Este será o Mundial mais compacto da história. Devido às curtas distâncias e facilidade de transporte, será possível ao torcedor assistir ao primeiro e ao último jogos do dia de uma rodada de três partidas. Ainda para o ano que vem, será inaugurado o Al Rayyan Stadium, igualmente para receber 40 mil pessoas.

Em 2020 deverão ser inaugurado­s três instalaçõe­s esportivas. Uma delas será o Al Thumama Stadium (40 mil), cujo formato lembra o de um gorro usado pelos homens na cultura árabe. Já o Ras Abu Aboud Stadium (outro para 40 mil) será totalmente desmontáve­l. Está sendo edificado com partes pré-fabricadas.

Além disso, em 2020, o planeta conhecerá um segredo guardado a sete chaves: o Lusail Iconic Stadium, o principal estádio da Copa, para 80 mil pessoas, cujo projeto é secreto, embora já tenham sido publicadas ilustraçõe­s de como seria (nenhuma delas confirmada). Lusail, a 15 km de Doha, atualmente é pouco mais do que um deserto.

Mais adiante, em 2021, será aberto o Qatar Foundation Stadium, para 45 mil pessoas, como parte do complexo de escolas e universida­des denominado Cidade da Educação. /

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil