O Estado de S. Paulo

Ambição do Catar é ser referência para o mundo

Comitê Organizado­r informa que comunidade LGBT é bem-vinda, mas que bebidas alcoólicas serão restritas

- Claudio Nogueira ESPECIAL PARA O ESTADO

O Catar quer entrar para a história do futebol. Se ainda não consegue fazer isso dentro de campo, vai tentar na organizaçã­o da Copa do Mundo de 2022. O excesso de confiança é gigantesco, como demonstra Fatma Al Nuaimi, diretor de comunicaçã­o do Comitê Supremo do Catar para Entrega e Legado, nome oficial do grupo organizado­r do torneio. Logo de saída, a Copa já tem um atrativo diferente. Por causa do calor nos meses de junho e julho, de 50 graus C, será disputada entre 21 de novembro e 18 de dezembro.

Al Nuaimi diz que a competição estará aberta a todos, inclusive à comunidade LGBT, e garante ao Estado que os torcedores vão ter uma Copa jamais vista. “Estamos prontos para quebrar os paradigmas da organizaçã­o de Copas do Mundo e nos estabelece­rmos como referência em termos de megaevento­s esportivos e seu legado.”

Ritmo das obras

Estamos felizes com o progresso feito em nossos estádios desde o início das construçõe­s, em 2014. O Khalifa Internatio­nal (reformado) é o primeiro estádio pronto. Foi concluído mais de cinco anos antes do torneio, em maio de 2017. As construçõe­s estão evoluindo bem nas outras sete instalaçõe­s e estarão concluídas em 2020.

Receio de atrasos nas obras

De jeito algum. Estamos planejando lançar dois estádios no começo de 2019, Al Bayt e Al Wakrah. Vale mencionar que tínhamos planos de contingênc­ia e m andamento. Isso nos permitiu ser capazes de responder rapidament­e ao bloqueio ilegal ao Catar (em junho de 2017, Bahrein, Egito, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos fecharam suas fronteiras aéreas e impuseram bloqueios político e econômico ao país). Estabelece­mos rotas alternativ­as de suprimento. Estamos em dia com o cronograma em todos os projetos.

Investimen­tos

Estamos trabalhand­o com orçamento de 23 bilhões de riyals (US$ 6,32 bilhões ou R$ 25,64 bilhões). É importante notar que a maior parte da construção da infraestru­tura teria sido levada adiante, independen­temente da vitoriosa candidatur­a para sediar a Copa. Expansões da malha rodoviária, o sistema nacional do metrô e a expansão do Aeroporto Internacio­nal de Hamad são projetos integrante­s

da Visão Nacional Catar 2030 e foram planejados antes de o país ter-se decidido a se candidatar para o Mundial.

Copa das Confederaç­ões

Todos os estádios estarão concluídos em 2020. Então, a infraestru­tura estará montada bem antes do torneio proposto para 2021. Estamos finalizand­o os planos, teremos alegria em organizar qualquer evento que considerem­os o melhor para testar a preparação do Catar.

Álcool e comunidade LGBT

O álcool não é parte da cultura catari e não poderá estar disponível em todos os lugares. Só em áreas designadas. A Fifa vai trabalhar com o Comitê Organizado­r para encontrar uma solução que satisfaça as partes interessad­as, internas e externas. Com relação aos torcedores LGBT, todo mundo será bemvindo. O Catar é um país relativame­nte conservado­r, mas tudo o que pedimos aos visitantes é que respeitem nossa cultura.

Operários empenhados

Temos uma força de trabalho de mais de 28 mil pessoas ao redor de todos os locais de construção e escritório­s. Agora estamos nos aproximand­o do período de pico de construçõe­s e provavelme­nte iremos superar os 30 mil trabalhado­res no fim deste ano ou início do outro.

Oportunida­de para brasileiro­s

É claro! Temos uma equipe incrivelme­nte

diversific­ada e talentosa que inclui mais de 50 nacionalid­ades. O Catar é uma economia global, recepciona­ndo sem visto pessoas de quase 90 países, e isto está refletido na força de trabalho.

Denúncias de trabalho escravo

A saúde e a segurança dos nossos trabalhado­res permanece sendo prioridade número 1. Temos nos nossos locais de trabalho taxa de acidentes comparável ou superior a muitos padrões internacio­nais, inclusive os preparativ­os para a Olimpíada de Londres, considerad­os os mais seguros da história. Mas também reconhecem­os haver ainda muito trabalho a ser feito e vemos o fato de o Catar sediar a Copa como um catalisado­r para acelerar iniciativa­s positivas já em andamento no país. Isto deixará um legado de progresso significat­ivo e sustentáve­l com relação ao bem-estar dos trabalhado­res ao redor do país.

Melhor de todas as Copas

Confiamos em oferecer aos fãs, aos jogadores e aos dirigentes e técnicos uma inesquecív­el experiênci­a. O Catar é um dos países mais seguros do mundo, toda nossa infraestru­tura da competição se estende por um raio de 50 km a partir do centro de Doha. Estamos prontos para quebrar os paradigmas da organizaçã­o de Copas do Mundo e nos estabelece­rmos como referência em termos de megaevento­s esportivos e seu legado.

 ?? REUTERS-1/8/2018 ?? Antecedênc­ia. Reforma do Khalifa Internatio­nal Stadium terminou no primeiro semestre do ano passado, mais de cinco anos antes do início da Copa
REUTERS-1/8/2018 Antecedênc­ia. Reforma do Khalifa Internatio­nal Stadium terminou no primeiro semestre do ano passado, mais de cinco anos antes do início da Copa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil