O Estado de S. Paulo

Godard e sua visão antecipada de Maio de 68 entre 4 paredes

- Luiz Carlos Merten

Godard e François Truffaut iniciarams­e juntos, e Truffaut forneceu a Godard a história de seu longa de estreia, Acossado. Mas, ao longo dos anos 1960, foram se afastando. Truffaut, entregue a suas histórias de amor que Godard, cada vez mais radical, considerav­a pequeno-burguesas. Em 1967, Godard, que queria ser revolucion­ário, antecipou Maio de 68 ao filmar seus jovens estudantes maoistas gritando slogans dentro de um apartament­o. É no mínimo curioso ver Anne Wyazemsky, de chapéu cone, gritando – “Socorro, M. Kossygin!’, durante uma simulação de bombardeio (no Vietnã). Eugene Kossygin era o premier soviético e Godard denunciava a geopolític­a da época. Mais curioso é que o canal, antes de A Chinesa, exibe, às 20h, O Formidável, em que Michel Hazanavici­us mostra Louis Garrel como Godard, falso revolucion­ário perdido no Maio francês.

TEL. CULT, 22 H. REPRISE, COLORIDO, 99 MIN.

Perseu, filho de Zeus, tenta impedir que Hades, em guerra com seu pai, destrua a vida na Terra. Dá para se divertir e, na sequência, a emissora apresenta Fúria de Titãs 2.

SPACE, 12H50. REPRISE, COLORIDO, 108 MIN.

Veterano da Guerra das Malvinas transformo­u-se em sem-teto que dorme na praça e carrega seus pertences num carrinho. Um duro retrato da vizinha Argentina.

C. BRASIL, 20H. INÉDITO, COL., 84 MIN.

 ?? CMV LASERVISIO­N ?? Jean-Pierre Léaud. Revolução de estudantes em um apartament­o
CMV LASERVISIO­N Jean-Pierre Léaud. Revolução de estudantes em um apartament­o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil